RSS
 

Sensores de cheiro humano

20 Aug

Cientistas da Universidade de Tóquio, da AcademiaMosquitoes de Ciência e Tecnologia de Kanagawa e da companhia química Sumitomo Chemical, criaram um sensor que podem ser instalados em mosquitos que voarão como drones e que identificam cheiro humano e de animais, segundo o jornal japonês Yomiuri.

O desenvolvimento do aparelho começa a partir de setembro com intenção de tê-lo para uso prático em 2020, os receptores de cheiro funcionam a partir de proteínas especiais e respondem com alta sensibilidade ao cheiro do suor em pessoas e animais. A ideia é calibrar o sensor para receptar o cheiro do suor no ar quando houver pelo menos uma parte por milhão (0,0001) nas partículas presentes no entorno do drone.

Segundo o jornal Japan News, o líder do grupo de pesquisadores e professor da universidade de Tóquio Shoji Takeuchi: “O mecanismo dos insetos para distinguir cheiros é mais simples que o dos mamíferos e, portanto, mais fácil de conduzir. É adequado para um sensor de pequeno tamanho”, e poderia ser usados por exemplo, em resgate de pessoas e animais.

 

Comentários estão fechados.