RSS
 

Por que a crise vai continuar

16 out

Durante os últimos quatro anos fizemos uma análise (veja em 2014) na piora dos RendaPerCapitagastos públicos, os números agora indicam isto, a tendência de repasse da elevação da moeda norte- americana para a inflação, terá reflexos sobre o conjunto da população, principalmente os mais pobres.

Segundo dados da folha, todos os bancos e consultorias que revisaram para cima a expectativa da inflação para 2016, a maioria com índices superiores a 7,5%, enquanto o Banco Central tenta manter o otimismo numa taxa de 6,5%, mas 2016 terá inflação.

Segundo dados da Folha de São Paulo, todos os bancos e consultorias revisaram para cima a expectativa da inflação para 2016, a maioria com índices superiores a 7,5%, enquanto o Banco Central tenta manter o otimismo numa taxa de 6,5%, mas 2016 terá inflação.

Seriam necessárias medidas estruturais e não apenas paliativas que são as que estão seno tomadas, já que o controle “monetarista” da taxa de juro sozinho não dá conta de segurar a inflação dentro de uma economia pouco competitiva como a brasileiro, com impostos altos.

O monetarismo é uma teoria econômica neoliberal que defende que é possível manter a estabilidade da economia capitalista pelo controle de instrumentos monetários, o volume da moeda disponível, taxas de juros, valor do dólar e diversas outras formas de pagamento.

O dado alarmante, cujo ano chave de medida é justamente o último período eleitoral é a comparação da renda per-capita do brasileiro a dívida bruta em % do PIB, ela não deixa dúvida que em média, o brasileiro está empobrecendo (se endividando) e os mais pobres muito mais.

 

Comentários estão fechados.