RSS
 

Passarinhos na rede eBird

30 nov

O site eBird já existe a algum tempo, e no Brasil foi lançado em setembroeBird deste ano sendo administrado por diversos colaboradores que incluem a SAVE Brasil, o Observatório de Aves do Instituto Butantan e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

.

O eBird Brasil é o portal regional do eBird para “birders” de todo o Brasil, você pode se cadastrar no site e fazer parte desta iniciativa ou participar das iniciativas mais próximos de onde mora, por exemplo, em São Paulo o Instituto Butantan da USP realiza o passarinhando.
Um dos objetivos além de admirar as aves e ajudar a preservar os meios ecológicos em que elas vivem e traçar rotas e localizações das aves, no site ebird existe um help para isto.

A ferramenta de mapeamento é ótima para isto traça locais específicos e pode-se usar os dados já existente, olhando o mapa encontra vários marcados, onde os vermelhos são chamados de “Hotspots”.

O termo “hotspot” pode parecer que ele amplia o conceito de local para passarinhar, mas na verdade isso é um equívoco, são apenas lugares de marcação onde encontram-se passarinhos, enquanto os locais em azul são os seus locais, quando desejar repetir ou explorar novos.

Assim os Hotspots eBird são locais públicos compartilhados por toda a comunidade de observadores de aves, para a entrada e saída de dados. O termo “hotspot” pode implicar que ele tem que ser um ótimo local para passarinhar, assim por crowdsourcing os pessoas vão marcando locais “mais frequentados” pelos passarinhos.

Não use os conceitos de cidades, estradas e ruas, felizmente os passarinhos não respeitam isto, por isto um “sub-local” sempre é possível de ser colocado como um hopspot.

 

Comentários estão fechados.