RSS
 

A maior mensagem e sabedoria

24 dez

No tempo histórico e sagrado de Jesus, vejam o post anterior, sua figuraManjedoura de homo sacer permaneceu estranha para os religiosos (os judeus da época) e para os sábios (os gregos no tempo de Jesus), afirma a Bíblia, em Coríntios: “22Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos procuram sabedoria; 23nós, entretanto, proclamamos a Cristo crucificado, que é motivo de escândalo para os judeus e loucura para os gentios. …” (Corintios 1:22-23).

 

É ainda o problema de nosso tempo, poucos compreendem a profundidade histórica e filosófica, quanto mais em tempos de crise da modernidade, e poucos religiosos entendem a sacralidade do tempo que Jesus viveu na terra, com toda a condição humana.

 

Porque nem a sacralidade, as mensagens e feitos de Jesus (incluindo os milagres, como um cego de nascença enxergar, um paralítico andar e tantos outros) fizeram com que os fariseus e sábios do seu tempo entendessem.

 

Mas o menino nasce num estábulo, na cidade de Belém que era a cidade de David, mas nem os religiosos e doutores (da lei) do seu tempo entenderam, porque a mania de grandeza e a vaidade intelectual não permitem compreender uma mensagem humilde e realmente sacra.

 

Os sinais continuam a aparecer na humanidade, as pessoas humildes que se dedicam aos pobres, os que acolhem imigrantes pelo planeta que são milhões (os árabes, os haitianos, os africanos e muitos outros), os que se dedicam em hospitais, em locais de acolhimento de pessoas carentes, com câncer, com AIDS ou apenas doentes e velhinhos terminais.

 

Mas os poderosos, sejam eles religiosos (que querem sinais) ou pseudo-sábios que protagonizam a decadência ocidental não estão abertos a estes sinais, querem apenas a vaidade e a arrogância a qual estão presos, e esperam isto de um Deus que nasce pobre em um estábulo, pois o farisaísmo é para sempre e a ignorância de falsas teorias também.

 

Feliz Natalidade de Jesus.

 
 

Comentários estão fechados.