RSS
 

Artista chinês protesta por refugiados

29 jan

A polêmica restrição de direitos aos refugiados aprovada pelo ParlamentoForever da Dinamarca provoca protestos.

Ainda é pouco conhecido do grande público Ai Weiwei, um artista da China moderna, mas que é também seu crítico, cujas obras já estiveram no Brasil, agora ele protesta contra as medidas sobre refugiados aprovada pelo Parlamento da Dinamarca, que impede seus direitos civis e “privados” de terem bens, capitalismo de araque.

 

Seu protesto foi encerrar sua exposição Rupturas, na Faurschou Foundation de Copenhague, conforme está em seu perfil do Instagram, e também no museu de Aros no oeste do pequeno país, de onde já retirou sua mostra desta instituição.

 

Disse o artista no Instagram: “como resultado dessa lamentável decisão, terei que deixar a exposição para expressar meu protesto contra a decisão do Governo dinamarquês”, cuja obra à mostra é uma crítica ao seu país Uma Nova Dinastia, Made in China.

 

O artista contou que sua decisão foi apoiada pelo diretor da Faurshou Foudation, Jens Faurschou, disse na mídia de Rede Social que “lamenta a decisão do Parlamento dinamarquês de situar-se na vanguarda da política desumana na maior crise humanitária da Europa e do Oriente Médio”.

 

O artista que expõe atualmente na Espanha, conforme a sua obra “Forever” na figura, teve uma polêmica recente com a fábrica Lego que se recusou a enviar peças ao artista, e ele solicitou dos fãs que lhe enviassem legos, a resposta foi avassaladora.

 

Talvez a arte não salve o mundo, mas pode salvar o direito a vida dos refugiados.

 

 

Comentários estão fechados.