RSS
 

(Português) Metanóia: ensinar a viver

12 Feb

Metanóia: ensinar a viver

Talvez a mudança de mentalidade mais importante para o mundo contemporâneo seja uma mudança radical no ensino, é o que propõe, aos 95 anos, Edgar Morin.

Na palestra que deu no Brasil em “Fronteiras do Pensamento” ele afirmou: “ Acho que é preciso ensinar não só a utilizar a internet, mas a conhecer o mundo da internet. É preciso ensinar a saber como é selecionada a informação na mídia, pois a informação sempre passa por uma seleção – como e por quê? É preciso ensinar, há todo um ensinamento, para nossa civilização, que não está pronto. Tem isso e ainda o ensino dos problemas fundamentais e globais. Essa é a reforma fundamental que precisa ser feita”.

Ainda estamos patinando na compreensão desta nova e radical forma de comunicação que já dominou todo o planeta e prepara uma civilização que prepare uma cidadania planetária.

Mais do que ensinamentos acumulativos, divisão rígida em disciplina, a Finlândia é o primeiro país a abandonar isto, é preciso entender que devemos encaminhar um ensinamento da vida, da convivência, do olhar para o outro.

Afirmou Morin no auge da plenitude intelectual e maturidade humana: “O objetivo do ensino deve ser ensinar a viver. Viver não é só se adaptar ao mundo moderno. Viver quer dizer como, efetivamente, não somente tratar as grandes questões de que falamos, mas como viver na nossa civilização, como viver na sociedade de consumo.”

 
 

Tags:

Comentários estão fechados.