RSS
 

Ligando a computação em nuvem e o Open Source

11 abr

Talvez a maior razão que muitas pessoas, entre as quais me incluo, usem softwareCloud Computing e Open Source open source e sejam otimistas com computação em nuvem é a capacitação e habilitação de usuários comuns que tem ocorrido, mas sobretudo a ideia de comunidade e uso compartilhado de recursos comuns, tanto quanto deveriamos ter esta mesma consciência sobre rios, florestas, oceanos e ar.

O software Open Source começou a ensinar a todos nós o valor e a importância das comunidades e das pessoas simples da multidão e o poder delas, o crowdsourcing.

As comunidades de software de hoje, e a tecnologia estão cada vez mais compostas não só dos desenvolvedores, mas também pelos usuários e clientes que solidariamente participam desde o inicio da concepção até a finalização do produto, isto é um novo modo de pensar e agir sobre o trabalho e relações novas entre pessoas, a computação em nuvem e o software livre (open source) provam isto.

Se a computação em nuvem é apenas uma bolha que uma hora vai estourar e mostrar outra cara, ou continuaremos cada vez mais a colocar nossos dados, ideias e projetos na “nuvem” e irá crescer sempre mais ate tornar-se algo tão coletiva e pertencente a todos ?

Esta era a pergunta anos atrás para o open source, ele cresceu ainda sofre com muitos problemas, mas continua presente no mercado.

Alguma noção sobre as respostas a estas perguntas pode ser lida no artigo do Forum Mundial sobre O Futuro da Cloud Computing. Pelo que vimos até agora, eu acredito que é difícil argumentar que a computação em nuvem é dirigido para qualquer tipo de acidente. Também é interessante observar a estreita relação entre o software de código aberto e a cloud computing que querem beneficiar um ao outro.

Algumas experiências baseadas em Open Source, que usam as nuvens são:

Hadoop. É a versão Open Source do MapReduce do Google, para grandes volumes de dados e usando recursos de computação de alto desempenho.

OpenCirrus: é uma pesquisa de computação em nuvem aberta testbed concebido para apoiar a investigação sobre a concepção, fornecimento e gestão de serviços em uma escala mundial de multi-datacenters.

Reservoir: é um grupo tarefa que usa os Computadores da Comunidade Européia da Computação em Nuvem, para disponibilizar uma série de serviços e recursos na nuvem.

Eucalyptus que significa “Elastic Utility Computing Architecture Linking Your Programs To Useful Systems”, é um software acadêmico, na UCSB (University of California, Santa Barbara) que implementa o conceito de IaaS (infrastructure-as-a-Service), implementando nuvens privadas (nuvens on premise). A NASA o utiliza no ambiente NEBULA.

Enomalism: é uma resposta aos prestadores de serviços que querem aproveitar o poder das nuvens, um dos objetivos é fornecer o que chamam de “nuvem em caixas”, ou seja, de modo simples. Também usa o conceito IaaS.

Assim a multidão que trabalha no open source, realizando o crowdsourcing compartilha os recursos comuns na nuvem e constrói um mundo mais fraterno e inclusivo.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.