RSS
 

Mais uma bomba aeroportos, e as redes ?

29 jun

Mais uma bomba é detonada em aeroportos, e desta vez num aeroportoAncara árabe considerado seguro, o aeroporto internacional de Ankara na Turquia, e as perguntas que ficam não é só até quando, mas também porque ?

 

Sim e não, sim porque a explicação fácil é que as redes tornam mais simples o contato entre pessoas distantes, mandar ordens e também estabelecer contatos e recrutar jovens.

 

A raiz um pouco mais profunda é o radicalismo e fundamentalismo religioso, também em parte e explica, mas a razão mais profunda é o momento de crise mundial de valores que são essenciais para a vida humana no planeta, aquilo que alguns chamam de neoexistencialismo.

 

A razão histórica mais profunda é uma crise que vem da crise de modelos aparentemente universais de estados e nações que respeitam e toleram apenas os próprios valores, a recusa de uma solidariedade e fraternidade mais universal que contemple todos povos e culturas.

 

As redes são facilitadoras, mas elas surgem bem mais tarde do que estas crises “existenciais” que fazem a fuga para o vazio, para o radicalismo sem sentido ganhar força e dimensão de alternativa na cabeça daqueles que são recrutados por organizações terroristas.

 

Há um terror de vidas vazias, povos sem direito a um mínimo de espaço territorial, intolerância com os valores e culturas destes povos, que fazem ver o radicalismo das últimas consequências, isto tirar a vida de si e dos outros, a única forma possível de protesto.

 

As redes são por outro lado facilitadoras de contatos e de ações humanitárias que combatem de modo mais eficaz este radicalismo do que o simples uso da força, que pode matar um destes radicais, mas não mata a raiz destes recrutamentos que é o que dá motivo a um tipo de radicalismo verdadeiramente desumano e contra a vida.

 

 

Comentários estão fechados.