RSS
 

A esperança e as olimpíadas

19 ago

Li na minha juventude e depois anos mais tarde quando minha esperançaJudoca parecia enfraquecida “A revolução da esperança” de Erich Fromm, o tema é mais alto que uma análise filosófica ou mesmo histórica eu sei, mas parece importante neste momento da história do Brasil.

 

As olimpíadas estão chegando ao fim, e a desculpa do nadador americano (ao povo brasileiro) e o fato que pintam lá fora (e as vezes nós mesmos) um país com um povo “diminuto” talvez possa ser relido depois deste evento mundial, a abertura já foi importante como mensagem e creio que o fechamento também poderá ser uma bela mensagem do povo brasileiro.

 

Voltando a Erich Fromm, ele foi importante para a geração 60 que questionou a guerra e o consumismo, levantou bandeiras como “Paz e Amor” e talvez possam encontrar algumas mais próprias para nosso tempo, mas a mensagem da “convivência mundial” foi bacana.

 

Lemos no capítulo II do livro que a esperança é fundamental em qualquer área da vida, e esclarece “ter esperança não é ter apenas desejos e anseios …”, mas uma crença no futuro.

 

Cita Robespierre, nem ele nem eu queremos fazer apologia ao iluminismo, ele afirma que este famoso iluminista tinha uma esperança passiva em relação ao futuro, que esta seria apenas “um disfarce da impotência”, claro não é esta que falamos aqui.

 

Mas o principal deste livro que quero destacar aqui é algo central no livro, que é a confusão entre esperança consciente e inconsciente, o erro está em relações emocionais com a esperança : felicidade, ansiedade, depressão, tédio e ódio.

 

Afirma o autor: “Muitos são os que se sentem consciente esperançosos e inconscientemente desesperado”, porque devem ter uma raiz em fatos reais e em perspectivas de futuro.

 

As olimpíadas são apenas jogos, mas através deles podemos avaliar nossos sentimentos em relação ao nosso povo (mais que apenas a nossa bandeira ou hino), mas o orgulho de ver um canoísta simples e uma jovem da Cidade de Deus ganhar medalhas, nos lava a alma.

Nosso povo é bom, trabalhador e honesto, que nossos governantes e gestores nos mereçam.

 

Comentários estão fechados.