RSS
 

Que dizer do ano que vai?

30 dez

No Brasil, para muita gente já vai tarde, no mundo denuncias de corrupção, um onda dilmatrumphconservadora, a pós-verdade (já postamos), é difícil comentar tudo, separei então alguns fatos relacionados a Informação, que é minha praia:

O fato que notícias aparecem o tempo todo na Web fez com que muitas pessoas passagem a não ler mais jornais, mas os jornalistas descobriram que tendo “um dia inteiro” para processar notícias, poderiam dar mais precisão e mais análise nos fatos, que as pessoas precisam “digerir”.

Os fatos sérios e quase cotidianos de 2016 exigiram um jornalismo “sério” com aquilo que está sendo chamado de ética zero de experiência (em inglês: zero ethics or experience), é uma resposta a pós-verdade, ou tempo em que fatos contestam as análises direcionadas.

O ano começou com o Oscar “branco” que gerou protestos e criticas, nenhum negro indicado para prêmios, neste ponto o real na mídia social foi interessante, pois ironizou os prêmios como os inúmeros prêmios de Mad Max.

Em fevereiro a Ucrânia rompeu oficialmente com a coalização governamental pró-Ocidente, rompendo numa crise que viria a tornar uma guerra com a Rússia com fortes interesses lá.

Em março Obama fez uma visita história a ilha de Cuba, que começa a reatar com os EUA.

Em abril o processo de impeachment da presidente Dilma é apresentado na Câmara Federal, presidida por Eduardo Cunha que seria afastado em 5 de maio, no dia 12 de maio Dilma Roussef é afastada da presidência do Brasil e se torna ré por descumprir leis fiscais.

Fato quase despercebido, mas fundamental para explicar a origem da vida, o Espectrômetro de massa da sonda Rosetta confirma presença de substâncias relacionadas à origem da vida na cauda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Em junho, em plebiscito surpreendente o Reino Unido opta por sair da zona do Euro, é chamado BRExit, começa a Eurocopa em 10 de junho na França (após um atentado em Nice) que seria vencida por Portugal.

O deputado afastado Eduardo Cunha renunciou ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, depois será preso por desvio de dinheiro público.

Começam as Olimpíadas do Brasil, sob o lema de improvisações (gambiarras), o Brasil conquista a inédita medalha de Ouro no Futebol, a seleção principal começa a ter vitórias sobre o comando do técnico Tite.

No dia 31 de agosto, Dilma Roussef é definitivamente afastada da presidência assumindo a presidência seu vice Michel Temer.

Em 4 de outubro furacão O Furacão Matthew atinge o Haiti causando 877 mortes e muitos estragos, no dia 7 de outubro o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos é laureado com o Nobel da Paz por lutar pelo fim da Guerra Civil na Colombia, mas o povo rejeita em plebiscito.

Em 8 de novembro Donald Trump é eleito presidente dos EUA, em 26 de novembro morre Fidel Castro e em 29 de novembro cai avião que transportava a Chapecoense na Colombia, matando 71 pessos e deixando 6 feridas.

Em dezembro morreu o poeta e escritor brasileiro Ferreira Gullar aos 86 anos, Park Geun-hye é afastada da presidência da Coréia do Sul por favorecer uma amiga, Matteo Renzi renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Itália assumindo Paolo Gentiloni.

Quando imaginamos que as tragédias tinham acabado, Andrei Karlov, embaixador da Russia na Turquia é assassinado e dias depois um avião russo cai matando todos, uma banda militar russa, uma médica e jornalistas.

 

Comentários estão fechados.