RSS
 

Utopia e um novo tempo

10 mai

Para entender a importância de Ideologia e Utopia e o início da discussão a partir de Utopia2.Karl Mannheim (1893-1947), deve-se lembrar que este além de abordar os temas foi aluno de Alfred Weber e colega de trabalho de Theodor Adorno e Max Horkheimer, além dele (Mannheim) ter lecionado na London School Economics, e foi o primeiro a escrever sobre Ideologia e Utopia.

Isto mostra o perfil de alguém que escreveu antes da era ou sociedade da informação, fez uma sistematização de uma sociologia do conhecimento, fonte importante para uma concepção inicial do que Edgar Morin definirá mais tarde como “complexidade”.

Mannheim que não viveu a moderna sociedade da informação, já analisava as mudanças geracionais que e que cada geração significa: “entrada de novas pessoas obstrui os bens constantemente acumulados, mas também produz inconscientemente nova seleção e revisão no campo do que está disponível; nos ensina a esquecer o que já não é útil e a desejar o que ainda não foi conquistado.” (Mannheim, 1972, p. 532).

O conceito de utopia em Mannheim compreende uma forma de mentalidade do grupo, hoje potencializada pelas mídias, as quais de modo análogo a ideologia, também ultrapassa o que é denominado por realidade e aponta para um futuro possível, isto é, virtual.

Tomando o conceito de realidade como aquilo que é sócio-historicamente construído por um grupo dominante, deve-se entender como diálogo com a tradição de Gadamer, a possibilidade utópica é segundo Mannheim (1972, p. 216) “somente aquelas orientações que, transcendendo a realidade, tendem a se transformarem em conduta, a abalar, seja parcial ou totalmente, a ordem de coisas que prevaleça no momento”, ou seja, é preciso um horizonte novo, conforme o texto capaz de “transformarem em conduta”, ou seja, mudar a mentalidade e a ação.  Aliás o termo utopia foi cunhado por Thomas Morus, uma pessoa reta e considerada santa pela Igreja Católica.

O texto de Ricoeur é bem mais complexo e rico, a leitura de Mannheim não é obrigatória, mas para aqueles que desejam um estudo sistemático, e apostar numa utopia possível, neste caso é uma leitura obrigatória, anterior a ideologia e Utopia de Ricoeur.

Referências:

MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

 

Comentários estão fechados.