RSS
 

Observada a relatividade no espaço

13 jun

Em raro fenômeno observado em telescópios, cientistas do  Space Telescope Science Institute, em Baltimore, Maryland, observaram a posição de uma estrela distante girar ligeiramente, enquanto sua luz se inclinava em torno de um anã branca na linha de visão de observadores na Terra, fenômeno causado pela Teoria Geral da Relatividade, o resultado foi publicado na revista Nature.

Usando o telescópio espacial Hubble observou a dobra leve devido à gravidade de uma estrela anã branca próxima, liderada por Kailash Sahu, um astrônomo no Space Telescope Science Institute, em Baltimore, vendo que sua luz se inclinava em torno de um anã branca, calculando a quantidade de distorção foi possivel aos pesquisadores calcular diretamente a massa da anã branca que é 67% a do Sol.

A equipe de Sahu estudou uma anã branca conhecida como Stein 2051 B, na constelação Camelopardalis, ela está  a 17 anos-luz da Terra, sendo a 6ª. anã branca mais próxima da terra.

Em oito observações entre outubro de 2013 e outubro de 2015, a estrela observada por Sahuparecia mudar ligeiramente e para trás, seu deslocamento era pequeno o equivalente a uma pessoa em Londres assistindo uma formiga rastejar em uma moeda em Moscou, mas foi o suficiente para confirmar que a gravidade de Stein 2051 B estava dobrando a luz da estrela de fundo.
Em 1919, o astrônomo britânico Arthur Eddington e seu time observaram a luz dobrando ao redor do Sol durante um eclipse solar total, confirmando a teoria de Einstein.

Desde então, os pesquisadores viram a luz de galáxias distantes se dobrando em torno da gravidade das galáxias intervenientes, mas o novo trabalho é a primeira vez que alguém observou um único objeto – a anã branca – aparentemente faz com que uma estrela de fundo mude.
A equipe do Sahu já iniciou outro projeto para procurar este fenômeno usando Proxima Centauri, que a 4 anos-luz, sendo a estrela mais próxima da Terra.

 

 

Comentários estão fechados.