RSS
 

E-book discute práticas, metodologias e filosofia das novas tecnologias

23 Apr

Coordenado pela professora Daniela Melaré (professora da Universidade Aberta de Lisboa) o livro e-book “Educação e Tecnologias” com artigos em português e espanhol , no qual sou autor de um capítulo,  já está disponível on-line para leitura ou download em <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com/>, além da Dra. Daniela , coordenaram o livro os pesquisadores Claudia Neves, Filipa Barreto de Seabra, José António Marques Moreira e Susana Henriques.

O objetivo desde o princípio do livro foi criar um trabalho colaborativo e em rede, multicultural e desenvolvido na diversidade, sendo um dos autores, procurei dialogar sobre a objetividade e subjetividade justamente em função do escopo deste e-book, abrindo um amplo diálogo.

Ali se encontram um diálogo em  temas e textos inovadores, ao mesmo tempo profundos e práticos e até mesmo pragmáticos, mesmo na diversidade o diálogo é em alto nível,  embora sejam visíveis as tendências em três eixos que não exatamente sequenciais, conforme está explicado na apresentação, pode-se esperar um diálogo não linear neste e-book.

A primeira parte está intitulada: “Construindo e Refletindo – Educação e Tecnologias: dos desafios às transformações”, inicia com meu capítulo “Transformações da tecnologia na cultura e no trabalho” onde coloco em relevo a horizontalidade, o trabalho imaterial e o código livre como uma forma nova de trabalho, o crowdsourcing.

Este capítulo que conta também com artigos de Maria de Fátima Goulão (Portugal), Alexandra Okada (Inglaterra), Ana Martín Cuadrado (Espanha), Fabianne Lancella (França), dos brasileiros: Regina Célia Baptista Belluzzo e Glória Georges Feres, Thaís Cristina Rodrigues Tezani, Ademilde Silveira Sartori, Rosana Lima Zaiden; e da chilena Alejandra Sanches.

A segunda parte intitulada “Inovando e Experimentando – as novas formas de aprender com as tecnologias”, com pesquisadores também de diversos países: de Portugal (Luísa Miranda, Carlos Morais, Paulo Alves e Paulo Dias); do Brasil (Maria Teresa Miceli Kerbauy e Vanessa Matos dos Santos; João Mattar; Stela Conceição Bertholo Piconez e Rosária Helena Ruiz Nakashima; Edméa Oliveira dos Santos e Nicia Cristina Rocha Riccio; Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Eliza Márcia Oliveira Lippe; Leonel Tractenberg e Miriam Struchiner); da França (Juliana Souza Nunes; Fabienne Lancella) e da Espanha (María Luz Cacheiro González).

Por fim na terceira parte: “Aplicando e revolucionando – possibilidades pedagógicas com o uso das tecnologias”, além da portuguesa Erika Souza, tem a participação dos brasileiros: Vânia Cristina Pires Nogueira Valente; Adriana Dallacosta; Liane Margarida Rockenbach Tarouco; Sérgio Roberto Kieling Franco; Aguinaldo Robinson de Souza; Antônio Carlos Sementille, Wilson Massashiro Yonezawa; Ricardo Antunes de Sá; Lucila Pesce, Ana Hessel; Adriana Rocha Bruno; José Maria Chagas Zanetti; Maria Helena Baena de Moraes Baena.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.