RSS
 

A beatificação de João Paulo II está na rede

30 Apr

Domingo (01/05) será a cerimônica de beatificação de João Paulo II, foi criado um site especial , há um canal do YouTube e do próprio Vaticano, uma página no Facebook e serão usadas diversas redes sociais.

Nasceu com o nome Karol Józef Wojtyła (18 de maio de 19202 de abril de 2005), foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de outubro de 1978 até a sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história; apenas os papas São Pedro foi papa durante trinta e quatro anos e Papa Pio IX por 31 anos.  Seu legado é imenso, não apenas religioso, mas multicultural e pela paz.

Sabia falar 13 linguas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico, latim e é claro o polonês sua lingua nativa.

Visitou 129 países durante o seu pontificado, foi promotor de uma aproximação às outras grandes religiões monoteístas do mundo, tendo feito uma importante reunião em Assis (1992) da qual resultou a declaração do direito de  “invocar Deus, pai comum de todos”.

Foi o primeiro a pregar numa sinagoga, a entrar numa mesquita (em Damasco, Síria), e a promover jornadas ecumênicas de reflexão pela paz em Assis (Oração Mundial pela Paz).

Foi o primeiro papa a visitar o Reino Unido, fez a primeira visita de um Sumo Pontífice católico à Grécia desde a separação das Igrejas Católica e Ortodoxa no cisma de 1054 e determinou a devolução à Igreja Ortodoxa Russa do Ícone de “Nossa Senhora de Kazan“, a “Theotokos” no dia 28 de Agosto de 2004, dia da “Solenidade da gloriosíssima Dormição da Theotokos“.

Auxilou o Chile e a Argentina chegassem a um acordo no conflito sobre os seus limites territoriais na região austral (Canal de Beagle) que ameaçava levar os dois países à guerra.

O Papa João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes. A primeira vez foi em 1979, em que visitou a cidade do Rio de Janeiro. Na segunda vez chegou ao meio-dia de 30 de junho de 1980 e percorreu treze cidades em apenas doze dias. A maratona teve um total de 30.000 km. Entrou por Brasília e partiu por Manaus.

A terceira foi entre 12 e 21 de outubro de 1991. O Papa não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado, mas no Brasil ele quebrou a tradição. Visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias, sempre amou muito o Brasil.

A última visita foi entre 2 e 6 de outubro de 1997. O Papa sempre demonstrou grande amor pelo Brasil, o país com mais católico do Mundo e no Rio de Janeiro ele brincou: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.