RSS
 

O abandono infantil

17 abr

Descubro, lendo um jornal Português que o número de crianças abandonadas em todo o mundo atinge 220 milhões no mundo todo, uma em cada dez, e o número me chamou a atenção por ser praticamente a população do Brasil.

A notícia de 2016, diz que só em Portugal cerca de 8.600 crianças foram retiradas de suas famílias em 2015, e também uma notícia muito curiosa que em três aldeias em que estas crianças portuguesas são encaminhadas (ainda há muita vida e muitas aldeias em Portugal, que difere de cidades pequenas), as aldeias de Bicesse (na foto, a sede), Guarda e Gulpilhares, eles são integrados numa casa, com uma “mãe social” e convivem com as outras crianças como irmãos.

Qual o sucesso escolar das atuais 120 crianças? ao todo já viveram nestas aldeias mais de 500 crianças, a taxa de sucesso escolar é de 88%, não informam a métrica, mas acredito que seja a aprovação, já que não falam de números de evasão.

A hora que fui procurar o que são mães sociais se revelou uma realidade ainda maior, a ONG mães SOS foi fundada na Áustria em 1949, e já está em 135 países, com cerca de 2000 programas nas áreas de proteção, prevenção, saúde, educação e emergência.

O programa aldeias-SOS.org é um destes programas, no caso de Portugal visa o Fortalecimento Familiar através de 130 famílias biológicas, que recebem uma “bolsa emprego”, com pais selecionados através de um perfil assim detalhado:

– idade entre os 30 e os 55 anos aproximadamente;

– escolaridade mínima 9º. Ano, com preferencia ensino secundário e formação na área de educação;

– experiências em gestão diária de cuidados e trabalhos em equipe;

– disponibilidade pessoal, compromisso profissional intenso com residência maioritária na Aldeia SOS; e,

– determinação, tolerância e perseverança;

– resistência à frustração e de resolução de conflitos;

– flexibilidade: capacidade de se adaptar a diferenças situações e características individuais;

– competências de comunicação e empáticas. Expressão e compreensão dos sentimentos do outro.

– capacidade de trabalho em equipe e competência de organização.

Nossa !não é um programa só para famílias sociais, é um programa para todas as famílias, mas o mais importante é que além de ser um trabalho social, é uma fonte de gerar rendas para famílias com capacidade de enfrentar os desafios da educação familiar.

 

 

Comentários estão fechados.