RSS
 

Três formatos novos para revistas de acesso aberto

10 May

Revistas científicas de acesso aberto cresceram exponencialmente nos últimos 3 anos, chegando ao número de 6500 revistas segundo o diretório Doaj.  A maioria destas publicações são feitas no formato OJS (Open Journal Systems).

Mas quem observar bem o Doaj, diretório de revistas científicas de acesso aberto, vai encontrar três formatos novos para revistas eletrônicas: o Drupal e-journal, uma extensão do CMS Drupal; o HyperJournal e Scholarly Schange.

Todos estas plataformas seguem as Iniciativas do Acesso Aberto, OAI. Os conceitos de coleta (Harvesting), metadados e Web Semântica são essenciais e podem ser encontrados no site da Iniciativa.

Definições atualizadas destas iniciativa são vistas como: “uma motivação para o trabalho na natureza da mudança da escolaridade e da comunicação científica, havendo a  necessidade de uma ciber-infrastrutura para apoiar essa iniciativa, a intenção deste esforço é desenvolver padrões que generalizem toda informação baseada na Web, incluindo o aumento das redes sociais da Web 2.0”.

O módulo do Drupal e-journal, foi criado por Roman Chyla para dar suporte a publicação eletrônica, usando o modelo consagrado do OJS (Open Journal Systems).  Drupal é um CMS, gerenciador de conteúdo web de código aberto, altamente modular e com ênfase na colaboração.

Outro formato é o ScholarlyExchange, surgiu em 2002 como uma espécie de incubadora de revistas, tendo um custo para isto, embora o código seja aberto, este custo é discutido em um artigo no JEP (Journal of Eletronic Publishing) escrito em 2008, por um dos diretores da plataforma Julian Fische.

Como o próprio site define a plataforma: “ScholarlyExchange é um facilitador, não é uma editora. Nosso papel é ajudar revistas acadêmicas, promovendo o acesso livre e aberto ao conhecimento acadêmico. Estamos desenvolvendo novas formas de sustentar e-jornais, e congratulamo-nos com sua colaboração” conforme está exposto no próprio site.

O terceiro formato é o HyperJournal é também uma plataforma de código aberto, que tem uma forma inovadora de publicação de revistas que permite  redução de custos.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.