RSS
 

Endeavour vai para o espaço antes da aposentadoria

18 mai

AS 9:30 hs horário de Brasilia no dia 16/05, no cabo canaveral na Flórida, com oUltima Missão da Endeavour comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff e Roberto Vittori, da Esa, agência espacial europeu, partiu para sua última missão a nave espacial Endeavour.

A tripulação fará diversos experimentos científicos, e levará um detector para o estudo da física das partículas nos raios cósmicos, entre muitos outros é claro.

Físicos, astrofísicos e astrônomos nunca se sentiram confortáveis em ter que apelar para algo invisível e indetectável, para explicar a matéria escura que é 90% do nosso universo. A matéria escura não emite luz e só interage gravitacionalmente.

Comprovada muito recentemente sua existência ela pode representar o fim da teoria newtoniana sobre a lei de gravitação universal, graças ao telescópio de raios-X Chandra, da NASA, a matéria escura finalmente deixou de ser uma hipótese, e no ano 2006 os cientistas conseguiram comprovar sua existência a partir da observação do maior evento cósmico já observado pelo homem – o choque entre duas galáxias. 

O estudo foi feito pela equipe do Dr. Doug Clowe, da Universidade do Arizona e publicado em 2006, no The Astrophysical Journal Letters.

O Dr. Doug Clowe na época afirmou: “Os resultados são uma prova direta de que a matéria escura existe”, o seu feito foi considerado por muitos a descoberta da década.

O equipamento a bordo da Endeavour é um medidor de partículas de raios cósmicos que correm o universo, o AMS 02 (sigla em inglês para Espectrômetro Magnético Alfa) foi feito pela equipe do prof. Samuel Ting do MIT e poderá reformular a compreensão moderna sobre o Universo.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.