RSS
 

O reencantamento do Mundo e do Ser

14 Fev

Na modernidade o homem tentou superar seu sentido de existência projetando-se sobre uma racionalidade subjetivista, transcender tornou-se apreender e compreender o objeto pelo sujeito cognoscente, aquele que é capaz de conhecer “tudo”, o “sapere audi” de Kant.
O projeto moderno desalojou o ser, e desencantou o mundo, fazer poesia ou música parece romântico demais, ainda que o projeto estético da modernidade seja exatamente este, mas o romântico moderno é idealista, quer o impossível, separado do mundo em falsa objetividade.
Fala-se do ter, a corrente utilitarista que vê o mundo e também o ser segundo o valor de uso, Marx lembra também o valor de troca, porém o encantamento reside fora destes dois valores, é um não-valor no sentido de moeda, mas é “tão útil quanto o útil!” afirma Victor Hugo sobre a Arte, reclamando um valor além do convencional, dir-se-ia falta poesia e beleza.
O sociólogo francês Michel Maffesoli é um estudioso do assunto e também de “tribos urbanas”, e seu primeiro esclarecimento sobre o encantamento é que “não é o futuro que importa, mas o presente” (Fronteiras do Pensamento), chama-a de presenteísmo, já as correntes tanto idealistas em geral estão sempre projetadas num futuro, e pouco realizam dentro de um mundo concreto.
Ao ver e estudar as tribos urbanas, vê nelas uma dimensão emocional, mas do lado positivo, vê que é possível observar nos movimentos dos indignados de Madri como outros de contestação, esta dimensão emocional, que pode ser perigosa é verdade, mas é parte do Ser.
Outro que fala do tema é o escritor moçambicano Mia Couto, conhecido em todo o mundo, fala sobre a importância de não “podarmos o encantamento, a capacidade de fascinação, do êxtase diante das pequenas coisas.
Estar em Portugal produziu em mim um reencantamento, o fado, a comida, a convivência e também as pequenas coisas, um respeito pessoal maior, o cumprimentar pelo nome, o ritmo mais compassado da vida, a arquitetura, a história, a poesia e enfim a vida.

 

Comentários estão fechados.