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A economia "free" e a sociedade do conhecimento

20 mai

O novo livro de Chris Anderson lançado em 2009 provocou indagações e reflexões do livro: Free – The Future of a Radical Price (que já tem uma versão em Português), fala sobre como a revolução das tecnologias da informação estão provocando profundas mudanças nos modelos de negócios, levando o preço de muitos produtos e serviços a zero.

No meio dessa revolução, muitos negócios estão desaparecendo, mas vários outros estão surgindo. Enquanto alguns setores procuram a Justiça, e tentam se amparar na Lei para evitar as mudanças, outros admitem que as mudanças são inevitáveis, e se preparam para surfar nas novas ondas.  Se você prefere estar nesse segundo grupo, a leitura desse livro lhe será bastante útil.

O importante nesta economia é que o conhecimento produzido pela rede tem o seu valor essencial na gratuidade, e gera uma economia de conhecimento, a  expressão foi popularizada por Peter Drucker como o título do capítulo 12, em seu livro A Era da Descontinuidade , mas com uma nota de rodapé no texto, Drucker atribui a frase ao economista Fritz Machlup .  É a gratuidade e a visibilidade da Web que geram não apenas a inclusão mas a possibilidade a médio prazo de gerar o crowdsourcing.

Os programadores do Linux, do Open Source e desenvolvedores do Wikipedia são exemplos do Open Source, mas agora surgem em outras áreas, inclusive na social.

O economista e filósofo Peter Drucker afirmou sobre a economia “free” que: “É de suma importância identificar as mudanças que já aconteceram”, e também: “O grande desafio na sociedade, na economia, na política, é explorar as mudanças que já ocorreram e usá-las como oportunidades”, ou ainda:  “O mais importante é identificar o ´Futuro que já chegou´ “.

O essencial numa economia do conhecimento, é ver que o conhecimento é um produto, enquanto em uma economia baseada no conhecimento, o conhecimento é uma ferramenta e neste caso pode ser apropriada por alguns, é o que desejam muitos críticos da tecnologia horizontal, propiciada pelas novas mídias.

Muitos analistas descrevem a economia global de hoje, como estando em transição para uma “economia do conhecimento”, ou como uma extensão de uma ” sociedade da informação “, Peter Drucker e Chris Anderson escreveram sobre isto.

Esta transição deverá requerer  algumas novas regras e práticas que determinem o sucesso desta na economia industrial e para isto será preciso compreendê-la em um mundo interligado pela economia globalizada e em rede, onde os recursos do conhecimento devem estar cada vez mais disponíveis e gratuitos a toda a população, as experiências  que são críticas como de outros recursos econômicos como os recursos naturais devem ser repensadas para o futuro.

Existem empresas que trabalham os conceitos de colaboração e até mesmo da comunhão, onde o conhecimento e as relações são importantes e essenciais.

 

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