RSS
 

Uni-verso ou multi-verso

03 jul

Não é uma brincadeira com versos e poesia, já vimos e postamos que o universo é feito de frequências que em ultima instância é música, que a primeira energia liberada pelo universo foram frequências que em última instância é luz, agora há um novo enigma e se houver mais que um universo, um multiverso.
Três aspectos podem levar a ideia do multiverso, duas já são amplamente estudadas: a ideia da cosmologia que vem dos gregos e hoje chega as mais profundas sutilezas da matéria e energia escura, chamada de buracos negros que foi ampliada com a ideia da inflação, a segunda a teoria das cordas que de simples hipótese passou a ser estudada e verificada, e, a terceira (ou a primeira no sentido histórico, começou com Hubble em 1929), a ideia que o universo (o multiverso que conhecemos) está se expandindo então um dia este unido, o Big-Bang.
A ideia de um universo em inflação e não em expansão levou ao segundo ponto que é a teoria das cordas, o modelo físico-matemático sugere que os blocos fundamentais não são pontos ou partículas, mas cordas que vibram numa espécie de sinfonia cósmica, emergindo da música que estas cordas podem tocar, entretanto com pequenas inconsistências matemáticas.
São essas inconsistências que criam a necessidade de uma quarta dimensão, não linear como as que conhecemos (a altura, largura e profundidade), mas uma micro-dimensão que delimitam como estas “cordas” podem vibrar, a analogia com a música é perfeita porque só ouvimos numa faixa delimitada de frequência, e estas vibram numa faixa delimitada.
É nesta faixa delimitada que está a energia negra, ela junto a matéria negra compõe 96% do universo, o que conhecemos como “matéria” é a matéria e energia bariônica, apenas 4%.
As formas presentes na teoria das cordas (foto) podem ser inúmeras e até mesmo infinitas.
A questão que resta é se algum dia a observação poderia tornar possível a visão do multiverso, assim como em 1964 os cientistas Arno Penzias e Robert Wilson capturaram a radiação de fundo, que vindo de todas direções do cosmo foram a comprovação da Teoria do Big Bang.
O cientista Brian Greene explica que a teoria da inflação cósmica poderá de alguma forma um dia provar a existência do Multiverso e explica como as evidências desta teoria já estão presentes na teoria quântica, e na observação da energia escura.
Veja o vídeo Ted de Greene que já tem mais de cinco milhões de vistas:

 

Comentários estão fechados.