RSS
 

IDEALS: um sistema de Teses e Dissertações de sucesso

02 jun

Repositórios e sistemas eletrônicos de documentos universitários eletrônicos são cada vez mais necessários, destaca-se a Biblioteca digital de Tesis e Dissertações (BDTD).

Este sistema para a gradução e pós-graduação da Faculdade de Illinois, foi feito em colaboração com o IDEALS, um sistema da Biblioteca Digital do Texas, ofereceu um serviço opcional de Biblioteca Eletrônica de Teses e Dissertações (ETD em inglês) de depósito para todo o campus a partir das formaturas de Dezembro de 2010. IDEALS implementou um sistema chamado Vireo que foi desenvolvido pela Biblioteca Digital do Texas para gerenciar este processo.

Este piloto foi um sucesso, do total de 262 pára depósito, 223 foram através do sistema de ETD, ou seja, 85%!

Os alunos tinham três opções quanto ao acesso:
– 62% optaram por fazer a sua dissertação ou tese abertamente disponíveis imediatamente;
– 22% optaram por limitar o acesso à Universidade de Illinois, por dois anos;
– 16% optaram por limitar o acesso completamente por dois anos.

Praticamente todas as teses e dissertações eletrônicas depositadas durante este período estão disponíveis agora em IDEALS. Todos os ETD’s (exceto alguns com uma restrição de patentes) podem ser encontrados na comunidade de Teses e Dissertações neste sistema, por área, ou por meses.
IDEAIS usa o DSpace, um repositório digital de código aberto desenvolvido em conjunto pelas bibliotecas do MIT e da Hewlett-Packard Company. Eles participam plenamente na comunidade de código aberto DSpace.

Os próximos passos será implementar um Catálogo On-line, e estabelecer um conjunto de Questões Pré-estabelecidas sobre as teses e dissertações.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.