RSS
 

Atraso e esperança da TI no Brasil

15 jun

 Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil era o 61º maior desenvolvedor mundial de Tecnologia da informação, mas podemos ter esperanças o país evoluiu 5 posições passando a 56º. e isto pode significar que algum vetor importante pode estar sendo disparado.

O Brasil ainda fica atrás de outros dois Brics, a China (36º) e a Índia (48º), mantendo-se a frente da Rússia (77º), na América Latina está atrás do Chile (39º) e Uruguai (45º).

Suécia e Cingapura ocupam os dois primeiros lugares do ranking, em seguida ficam a Finlândia, Suíça, Estados Unidos, Taiwan e China, Dinamarca, Canadá, Noruega e Coreia do Sul, e estes são a lista dos primeiros colocados.

O estudo diz que a atividade online vai mudar cada vez mais incluindo atividades dos simples cidadãos nos países em desenvolvimento. “A próxima década verá a internet global transformada de uma arena dominada pelos países avançados, seus negócios e cidadãos, numa onde as economias emergentes se tornarão predominantes”, afirma o relatório.

O relatório acredita que a velocidade da velocidade e qualidade da banda larga e a tecnologia da Web 2.0 pode ser um vetor na dinâmica econômica e social ao redor do mundo, com grandes implicações para os ganhos de produtividade.

Conforme já anunciado em nosso post, as indústrias de tablets e componentes; tais como a Foxconn, a Samsung, a chinesa ZTE e até a Apple podem ter fábricas até o final do ano no Brasil, até a promessa de uma “cidade inteligente” na região de Campinas poderá realmente acontecer.

O governo promete isenções fiscais e até mesmo subsídios em uso escolar de equipamentos, falta uma necessária educação de base para esta indústria além de melhorar o próprio ensino.  Também esperança na anunciada banda larga barata.

Mas há esperança de reduzir este “gap” brasileiro quanto a Tecnologia da Informação.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.