RSS
 

Curiosidades de Redes Sociais

21 abr

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Experement_Small_World_%28possible_option%29.gif

Stanley Milgram (1933-1984), foi um psicólogo novaiorquino que estudou o compartamento humano com ênfase no social, sua alma mater é a Universidade de Stanford, e embora tenha ficado famoso por seu experimento de Redes Sociais (mundos pequenos), o experimento que leva seu nome é outro bem mais bizarro. O experimento, que não é de redes sociais mas de obediência a autoridade, reuniu 40 voluntários homens que faziam o papel de “professor” e fazia perguntas a “alunos” (na verdade eram atores) e quando ele errasse a resposta devia aplicar um choque, os atores simulavam dores e pediam para parar, mas 65% dos professores foram até 450 Volts.

O experimento foi repetido para mulheres e em outros países e a taxa de 65% se manteve. Experimento mundos pequenos (MIlgram, 1966). Fonte: Wikipedia.

O experimento, que não é o que leva seu nome, mas importante para as redes sociais, eram enviar cartas de Omaha (Nebraska) e Wichita (Kansas), que são estados vizinhos centrais, para um endereço final chamado de “Mr. Jacobs” em Boston, na Costa Leste americanos.

A carta devia ir para um conhecido o mais próximo de Boston e este indicar outro sempre mais próximo até chegar ao destino final, das 296 cartas só 64 chegaram ao destino, o número dos intermediários até o ponto final foi de 5,5 e isto é um fenômeno hoje chamado de “grau de separação”, que Milgram nunca usou, mas usou “mundos pequenos” como é chamado hoje os nós com pouca separação.

Duas curiosidades, uma é o uso de cartas em correio (mail post em inglês) para este primeiro experimento, e o segundo é o pouco estudado o grande número de desistências, ainda hoje não há estudos sobre pessoas que interrompem os chamados mails ou posts “virais”, e se este número agora por meio eletrônico é superior ou também elevado como Milgram encontrou.

Judith Kleinfeld (2002) fez um trabalho perguntando se isto não é uma lenda urbana (mito nos EUA), e explica que as pessoas que estão na cadeia como intermediários não foram consultadas que concordavam com o experimento, que Milgram consultou para os seus 296 voluntários, e, o outro é se assumirmos um grau de desgaste na medida que a carta vai de uma mão para outra, as cadeias mais longas correm o risco de terem sub-representação, assim reduz o grau de separação.

KLEINFELD, Judith (March 2002). “Six Degrees: Urban Myth?” . Psychology Today. Sussex Publishers, LLC. Retrieved June 15, 2011.

MILGRAM, S. The small world problem. Psychology Today, v.1, n.1, p. 61-67 May 1967.

 

Tags:

Comentários estão fechados.