RSS
 

Mecanismo de escape da variante e eficácia das vacinas

26 abr

 

Pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) foi detectado o artifício que possibilita a variante sul-africana do novo coronavírus, chamada de B.1.351, escapar do ataque dos anticorpos gerados por infecções anteriores e possivelmente por algumas vacinas também.

Esta descoberta vai dar grande impulso no desenvolvimento de vacinas mais eficazes tanto da variante da África do Sul, como a originária de Manaus (P.1.) e as suas sucessoras.

O artigo publicado está em processo de revisão por pesquisadores da área é intitulado Immunodominant B cell epitope in SARS-CoV-2 RBD comprises a B.1.351 and P.1 mutation hotspot: implications for viral spread and antibody escape, e já se encontra em pré-impressão na plataforma medRxiv, com vários autores brasileiros.

A vacinação chega próximo a 40 milhões (37,7) de pessoas vacinas pelo menos em uma dose e 11 milhões totalmente vacinadas, o número de mortes e infecções teve uma queda na semana que passou, entretanto o inverno já se aproxima e é necessário que haja mecanismos de aceleração da vacinação ou pelo menos de manutenção das taxas regulares previstas.

Segundo o Conselho Nacional de Municípios (CNM), um quarto das cidades brasileiras está com o processo de imunização interrompido por falta de doses, o próprio Ministério da Saúde anunciou a redução de 22,5% no cronograma de doses, e a avaliação é que isto pode ir até julho.

O governo negocia com 100 milhões de doses da vacina Pfizer, mas a expectativa de chegada é para outubro, novembro deste ano, assim a ideia é abastecer para 2022, apontando para este cenário que já traçamos de que as variantes poderão causar muitos casos de reinfecção, sendo que os primeiros já estão noticiados, porém isto não invalida a vacinação em curso.

 

Immunodominant B cell epitope in SARS-CoV-2 RBD comprises a B.1.351 and P.1 mutation hotspot: implications for viral spread and antibody escape | medRxiv

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.