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E-learning, objetos educacionais e métodos

06 jul

A construção de objetos pedagógicos são uma são uma tentativa de definir estruturas ou unidades de material educativo, ainda descritos e indexados de modo bastante variado, estes elementos designados como objetos de conhecimento, educional ou de aprendizagem, ganharam força em formato aberto com o nome de Recursos Educacionais Abertos (em inglês OER, Open Educational Resources) que são componentes de cursos reutilizáveis que é uma promessa de futuro para a criação de cursos multimídia presencial e on-line.

Uma aula poderia ter, por exemplo, uma lição, uma atribuição, uma questão de múltipla escolha, um conjunto de questões, um grupo de discussão, um estudo de caso, uma página Web, uma conferência de vídeo ou Podcast. Embora algumas metodologias de e-learning excluam estes três últimos tipos, o material pode ser incluído no ambiente educacional, que no fundo dá na mesma. pois podem ser material incluído no ambiente de e-learning.

Quando se começa a criar os conteúdos de aprendizagem eletrônica, as abordagens pedagógicas precisam ser avaliadas. Simples abordagens pedagógicas tornarão mais fácil criação de conteúdo, e darão às funcionalidades mais flexibilidade e riqueza de material de leitura para o estudante e pode impulsioná-lo a leitura e reflexão.

Por outro lado, abordagens pedagógicas complexas podem ser difíceis de configurar neste ambiente e o desenvolvimento pode ser lento, a tática de dar tudo mastigado e digerido para o estudante é trocada pelo estímulo a busca e leitura e a troca com os colegas, num ambiente que implementa e conduz a horizontalidade ao aprendizado.

Não se trata de deixar tudo “por conta do aluno”, mas impulsioná-lo a leitura e ao diálogo, com certeza isto requer uma atitude nova do “tutor” e dos alunos.

No lugar de um docente autossuficiente e um aluno a ser educado, entre esses extremos há uma pedagogia ideal que permite ao educador especial compartilhar com os alunos e efetivamente criar materiais educativos, ao mesmo tempo proporciona experiências educacionais mais atraentes aos alunos e os torna proativos.
Mas na prática possível utilizar existem várias abordagens pedagógicas do eLearning, que incluem:  design instrucional – uma pedagogia tradicional de ensino que é foca só no currículo, e é desenvolvida por um grupo centralizado educar ou pelo professor.
social-construtivista – esta pedagogia é particularmente bem proporcionada pelo uso de fóruns de discussão, blogs, wiki e atividades on-line colaborativa. Embora esta abordagem seja colaborativa, pois há uma abertura para a criação de conteúdo educacional mais amplo, o construtivismo supõe seguir uma sequencia determinada, usado pela fundação One Laptop Per Child a iniciativa parece não avançado muito.
Outro modelo é o modelo de conversação Laurillard, também é particularmente relevante para eLearning, é uma tentativa de volta a oralidade, de colocar tudo em moderação, mas estamos de conteúdos multimídia e outros modelos de diálogo.

Há muitos modelos: taxonomia de Bloom, “modo neutro” e muitos outros. 

Por outro lado, abordagens pedagógicas complexas podem ser difíceis de configurar neste ambiente e o desenvolvimento pode ser lento, a tática de dar tudo mastigado e digerido para o estudante é trocada pelo estímulo a busca e leitura e a troca com os colegas, num ambiente que implementa e conduz a horizontalidade ao aprendizado.

Não se trata de deixar tudo “por conta do aluno”, mas impulsioná-lo a leitura e ao diálogo, com certeza isto requer uma atitude nova do “tutor” e dos alunos.

No lugar de um docente autossuficiente e um aluno a ser educado, entre esses extremos há uma pedagogia ideal que permite ao educador especial compartilhar com os alunos e efetivamente criar materiais educativos, ao mesmo tempo proporciona experiências educacionais mais atraentes aos alunos e os torna proativos.

 

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