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Convergência transmodal e padrões de reuso de objetos

07 jul

A convergência “transmodal”, é uma perspectiva educacional que a partir dos comportamentos e habilidades cria processos educacionais transversais (de diferentes aptidões) e usando objetos de aprendizagem on-line, criados em padrões diveros, permitam seu uso em um curso ou disciplina.

O reuso e os padrões de objetos de aprendizagem realizam um papel importante nestes conceitos, ela combina o “modo neutro” e a promoção da aprendizagem transmodal , onde uma perspectiva contextual se concentra sobre os aspectos ambientais e sociais que podem estimular a aprendizagem.

A interação com outras pessoas, a descoberta de colaboração e a importância do apoio dos pares, bem como o estímulo horizontal podem possibilitar uma convergência.

Tanto a convergência do modo neutro como promoção da aprendizagem “transmodal”, onde os alunos em sala de aula on-line e podem coexistir dentro de um ambiente de aprendizagem, a fim de incentivar a interconexão e aproveitamento da inteligência coletiva.

A coleção e reutilização de materiais técnicos disponíveis nos meios eletrônicos, com base na criação dos objetos de aprendizagem, mas devem estar devidamente indexados e armazenados de modo apropriado.
[Editar] Reutilização, padrões e objetos de aprendizagem

Muito esforço tem sido colocado na reutilização de materiais técnicos eletronicamente com base em ensino e em particular a criação ou re-utilizar objetos de aprendizagem. Estas unidades devem estar devidamente etiquetadas com palavras-chave ou outros metadados, e muitas vezes armazenados em um formato de arquivo XML, o que facilita a interoperabilidade entre diversos padrões de metadados.

Há diversos formatos para formar estas estruturas de transporte de “objetos de aprendizagem”, o SCORM (Sharable Content Object Reference Model) e o LOM (Learning Objects Metadata).

O SCORM é um modelo orientado a Web, um  modelo de dados para agregação de conteúdo enfocando a estrutura e tempo de execução ambiente para objetos de aprendizagem, ou recursos de aprendizagem (OER, por exemplo), cujo significado é semelhante ao RDF (Resource Description Framework), já que ambos são meta-estruturas que usam XML.

Muitos esforços e trabalhos foram direcionados para conciliar com os padrões LOM com outros metadados em especial aqueles com referências bibliográficas. Cada elemento LOM é semelhante a um elemento de metadados Dublin Core, havendo certa sobreposição entre os dois.  É possível pensar em um editor de metadados Dublin Core que possa extrair metadado Dublin Core a partir de páginas Web arbitrária, e converter o resultado no formato LOM.

 

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