RSS
 

Boa notícia e precaução

11 out

Cinco estados brasileiros não registraram morte por Covid 19 nas últimas 24 horas, porém já ultrapassou os 600 mil óbitos e contabiliza 21.575.820 infecções, a média móvel está abaixo dos 500 óbitos e mais de 60% da população adulta já recebeu as duas doses ou dose única da vacina.

O principal perigo é que o stress do período de medidas sanitárias provoque um relaxamento na população, as medidas sanitárias continuam obrigatórias e este é o momento exato para não relaxar e ser resiliente.

A precaução deve-se ao problema mundial da pandemia, os dados globais da OMS indicam 52.929 infecções no dia de ontem com uma queda semanal de 17,64% e um total de 818 mortes (mais de 42 na semana) com uma queda semana de 21,26% (veja o gráfico), ambas mais acentuadas que as semanas anteriores.

Em muitos países já se verifica um relaxamento nas medidas sanitárias, é preciso a consciência que isto afeta o mundo todo, uma vez que voos e a mobilidade mundial começam a ser relaxados, e sem as medidas de precaução tomadas por todos pode tornar a queda mais lenta, e também é preciso lembrar o final do outono e início do inverno no hemisfério norte.

As precauções sanitárias como lavas as mãos e continuar usando máscaras e álcool gel, evitar aglomerações e distancias quando em atividades coletivas (os transportes públicos continuam a ser um problema), e evitar o costumeiro problema de final de ano de consumismo.

Um Natal mais digno e menos suntuoso será mais digno da data e evitará o desespero de gastos e consumo tradicional dos fins de ano.

Que o retorno a normalidade seja também um retorno a serenidade, a empatia e a solidariedade.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.