RSS
 

Cibercultura, os computadores e as opiniões

16 Jul

Segundo Pierre Lévy, no livro “Cibercultura”, computadores não são um centro, mas sim apenas um nó, um terminal, um componente da rede universal de dados que interliga pessoas e máquinas.   Num sentido amplo podemos pensar a rede eletrônica como um único computador, mas não é possível determinar seus limites, porém deve-se sempre pensar que além das redes eletrônicas existem as redes de pessoas, o conjunto de pessoas que são parentes, amigos e pessoas influentes em nossas vidas são uma rede, gerenciá-los bem significa boas relações.

No passado mandávamos cantar, telefonava-se de vez em quando, agora é possível ter estas pessoas mais próximas, porém o uso da rede requer habilidade.

Isto não significa que o computador representa o centro de nossas vidas, o centro continua e deverá continuar sempre as pessoas, mas a relação com elas pode ser ampliada e melhorada com as redes eletrônicas, os contatos podem ser maiores e mais intensos, mais constantes e os horizontes podem ser mais amplos.

Em apenas uma palavra estamos num novo espaço: o ciberespaço.  Com eles as informações contidas em computadores de todo mundo se disponibilizadas na Web, possibilitam aos usuários um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física, é um mundo da gratuidade da informação e das relações.

Com o armazenamento de notícias, textos, imagens, dados, etc e estando disponível o tempo todo on-line a noção de tempo também muda e com ela um mundo cada vez mais abrangente de relações e de possibilidades.
Houve também uma grande mudança no comportamental, com uma forte redução de custo da informação e também novos perigos como em qualquer mudança. Antes o que era distante agora é próximo, as máquinas, como componentes do ciberespaço, otimizaram o tempo mas as relações humanas e pessoas continuarão sempre essenciais e fonte de toda sociabilidade humana.

Segue abaixo um conjunto de opiniões sobre a internet e os computadores.

O computador é importante para Pessoas %
Os jovens apenas 88 13,01775
Um bom profissional é necessário 79 11,68639
Trazer possibilidade de trabalho e lazer 89 13,16568
É uma máquina de escrever sofisticada 77 11,39053
Podem gerenciar melhor a própria vida 81 11,98225
Iniciar as crianças como escrever e ler 83 12,27811
Interfere mais na forma que no conteúdo 55 8,136095
Foi a maior invenção do século 86 12,72189
Transforma as pessoas em máquinas 38 5,621302
TOTAL 676 100

  Fonte: http://vandamaranhao.blogspot.com/  

Retirei os dados de 92 pessoas que acreditam que o mundo se tornou melhor com os computadores, penso que é um processo de criar um mundo mais unido através do fortalecimento das relações com os “diferentes”.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.