RSS
 

Por que a Pandemia não acabou

28 mar

As hipóteses que as vacinas são eficientes contra todas variantes da ômicron caem por terra quando observa-se que no oriente e na Europa a variante BA.2 já chamada de ômicron 2.0 tem um grau de infecção 1,5% maior que a cepa original e mesmo onde o número de mortes está caindo, o grau de infecção cede em velocidade mais lenta.

No Brasil o número de mortes está na média móvel em torno de 250, enquanto o número de infecções está numa média móvel que varia abaixo dos 40 mil e acima dos 32 mil, porém se observado pontualmente, o número de infecções da quinta feira foi de 47 mil e sexta de 36.176 no sábado, e ainda há casos não relatados de assintomáticos e não há uma política de testagem.

Imaginar que as próximas cepas podem ser menos letais pode ser pensado apenas no campo das hipóteses, embora existam estudos que até afirmam isto, na verdade, a explosão de casos na Europa e no Oriente desmentem esta possibilidade, pois já há mortes relatadas e baixa eficiência das vacinas.

A liberação dos protocolos, é verdade que não em todos os ambientes, alguns locais continuam sendo mais cuidadosos, porém a sinalização política de liberação leva a um menor cuidado.

Segundo a OMS a BA.2 está associado ao aumento de casos e Covid-19 em países da Europa e do Oriente, e enquanto no final de janeiro se observava uma queda nas infecções, no período de 14 a 20 deste mês o órgão mundial de saúde registra um aumento de 7% nas infecções, enquanto o número de mortes há uma redução de 23%, que significa menor letalidade da cepa.

A entidade registrou 12,3 milhões de novos casos e 32,9 mil mortes por Covid-19 no período.

Há uma queda sem dúvida, porém a maior disseminação da nova cepa deve ser vista com preocupação porque propicia a circulação do vírus e não elimina a possibilidade de mutações.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.