RSS
 

Covid: fim do estado de emergência no Brasil

18 abr

O estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) no brasil foi decretado pelo então ministro da Saúde Henrique Mandetta, em fevereiro de 2020, neste final de semana o ministro o ministro Marcelo Queiroga declarou o fim da Emergência Pública, o ESPIN iniciou um ciclo que permitia verbas especiais para compra de insumos e vacinas para combate da pandemia.

O Primeiro caso oficial foi registrado em 26 de fevereiro de 2020, fazendo portanto mais de 2 anos, dali para a frente foi um conjunto de passos incertos, abre e fecha de estabelecimentos, proibições de concentrações públicas, incluindo eventos culturais e religiosos.

Não há declaração de pandemia, nem uma liberação expressa de protocolos de segurança, como sempre os critérios ficam vagos, como o uso de máscaras por exemplo, que seria recomendável.

A média do número de mortes no país estão em torno de 100 agora, tendo registrado um número bem baixo no final de semana em torno de 30 (os órgãos que divulgam variaram os números), mas deve-se lembrar que o funcionamento das secretarias de saúde nos finais de semana é deficitário.

É difícil prever com dados científicos o futuro da doença, alertam os especialistas, em geral traçam dois cenários, sendo um mais otimista que prevê a extinção do vírus e suas variantes, e outro que prevê a convivência com a Covid-19 por muito tempo, que é considerado mais realista, embora em níveis menores, e somente neste caso poderia ser considerada uma endemia.

O que se espera é um monitoramento sério e o controle efetivo da circulação do vírus no país.

 

Tags: , ,

Comentários estão fechados.