RSS
 

Covid Resiliente e política sanitária

25 abr

A razão pela qual a Covid 19 em queda é tão resiliente no país tem duas explicações: a médica pois o número de mortes cai lentamente enquanto o número de infecções tem queda mais lenta uma vez que a variante predominante é pouco letal (veja o gráfico) e a outra é de política sanitária uma vez que não se faz mais uso de protocolos sanitários, excetos em raros ambientes.

Não se trata apenas do fato econômico, já que todos os setores econômicos voltaram a ativa e uma crise mundial desponta no horizonte devido uma guerra que vai se escalando e já atinge o setor de alimentos e combustíveis, com um cenário futuro bastante sombrio.

Porém há atividades que poderia ser muito bem controlada, festas públicas (ou privadas que se tornaram alternativa), regras de funcionamento em ambientes escolares e espaços culturais diversos (incluo os religiosos) e a manutenção das máscaras já que todo mundo tem alguma.

Os governadores do nordeste (brasileiro) já se manifestam sobre o uso de máscaras, porém a preocupação real é com a queda nos níveis de investimentos sanitários e poderemos ter outros casos em breve, como as tradicionais ondas virais de início de inverno e a dengue.

Um seminário com várias autoridades internacionais na área da saúde foi realizado na quarta-feira passada (23/2) com o tema “Agenda da Saúde Global: Perspectivas para 2022”, mediado pelo pesquisador sênior da Fiocrus Luiz Augusto Galvão.

Todos os participantes manifestaram de alguma forma a preocupação com políticas sanitárias seguras que garantam o controle da Pandemia, que está atenuada, mas sem garantias de seu fim, a pesquisadora brasileira Mariângela Batista Galvão Simão destacou que é possível um cenário de erradicação da Covid: “Isso porque hoje temos ferramentas e know-how que não tínhamos antes, mas não vai acontecer se tivermos complacência”, declarou.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.