RSS
 

Covid em queda mundial e nova doença

23 mai

A OMS anunciou uma queda mundial de 21% das infecções mundiais, no Brasil permanece em leve alta e já preocupa, mas a maior preocupação sanitária é o aparecimento da varíola do macaco.

No caso da Covid 19 no Brasil ainda são necessários cuidados higiênicos e protocolos da doença.

A endemia começou na República Democrática do Congo, em 2016, também ocorreram casos em Serra Leoa, Libéria, República Centro Africana e Nigéria, que sofreu o maior surto recente, os dados indicam que um aumento recente na incidência foi a interrupção da vacinação contra a varíola em 1980, e agora apareceram casos na Europa, já com infecções locais e os primeiros casos nos EUA.

Um brasileiro de 26 anos que passou por Portugal e Espanha, países que já tem vários casos de infecções, foi diagnosticado na Alemanha, está isolado numa clínica e tem sintomas leves.

A diferenciação clínica entre a varíola do macaco e a varíola e varicela (um hepervírus e não um vírus pox) é difícil conforme relatos médicos, o exame PCR (polymerase chainreaction) ou uma microscopia eletrônica são necessárias para detectar a infecção, não há tratamento seguro, porém, a doença não é letal, a rápida expansão na Europa já é preocupação sanitária mundial.

O tratamento indicado é o da varíola símia, de suporte, dados dos casos na África indicam que a vacina contra a varíola é eficaz em 85% dos casos já que a doença é ligada ao vírus da varíola.

A imagem publicada acima é cortesia da Public Healt Image Library of the Centers for Disease Controle and Prevention (PHIL), Biblioteca de Imagens do Centro de Prevenções Americano.

 

Tags: , , ,

Comentários estão fechados.