RSS
 

O maior de todos sinais

16 dez

A maioria daqueles que não acreditam num sersuperior pensam “se Deus é vivo porque não nos manda um sinal”, também a passagem do rico que tinha o chagado Lázaro sempre a sua porta, pediu a Jesus que mandasse um sinal a sua família, para saberem que Deus existia, e Jesus lhes respondeu: “eles tiveram os profetas e não acreditaram”, mas é claro que falam de um sinal visível concreto.

Também a leitura daquele tempo dizia (1Cor, 22-24): os gregos querem sabedoria (seriam os cientistas de hoje) e os gregos querem sinais (seriam os religiosos de hoje), mas a loucura divina é sabedoria e as coisas fracas são as fortes divinas (dor, compaixão, humildade, simplicidade, etc.), não é como o raciocínio meramente humano.

Não há maior loucura de um Deus querer reduzir-se a homem para resgatar a todos, incompreendido e sem acolhida nasce numa manjedoura e morrerá na cruz, o apóstolo Paulo diz orgulho dos cristãos (só dos verdadeiros é claro) e escândalo para os homens, será ele o adulto do mesmo menino que nasce numa manjedoura e depois tem que fugir para o Egito para evitar a matança de (quadro de Guido Reni (1611/12) ).

Herodes estava confuso porque imaginava (como muitos hoje) que ao falar que ia nascer o rei dos Judeus, imaginava que este lhe tiraria o trono, e queria mata-lo desde o nascimento, não tendo o encontrado ele manda matar todas crianças que ainda são de colo, mas Maria José e o menino haviam fugido para o Egito.

Assim não foi apenas um sinal visível, foi também um sinal humano, diz a Leitura de Mateus (mt,1,22): “tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus está conosco”, mas José que tendo se afastado de Maria por causa deste grande sinal é avisado pelo anjo e lhe dá o nome do menino de Jesus.

Poderiam haver ainda mais sinais em nossos tempos, alguns místicos acreditam que sim, porém ele será precedido de muito sofrimento, assim como a revelação de Jesus que descrevemos, e depois virá a clareira.

 

 
 

Tags: ,

Comentários estão fechados.