RSS
 

Modelo de game ajuda a gerenciar bens comuns

03 mai

 Cientistas das Universidades Estaduais do Arizona e de Indiana criaram um game de gerenciar bens comuns, entre eles está a primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Economia Elinor Ostrom, recebido em 2009 em conjunto com Oliver E. Williamson.

Num trabalho publicado na revista Science de 30 de abril, mostra que bens comuns (recursos comuns em economia e commonpool em inglês), tais como sistemas de: pesca, florestas e águas, como podem ser eficientemente auto-organizados por grupos de usuários sob certas condições.

Segundo Marco Janssen, líder do projeto, o estudo visa “identificar quais variáveis ajudam a incrementar o nível de cooperação” e explica que, foi “usando diferentes experiências com jogos de computador especialmente projetados para simulação com multas onerosas e uma combinação de períodos sem castigo nem comunicação entre participantes”, conforme a revista Science Daily desta semana.

As experiências envolvem um jogo de computador cronometrado e jogado por vários estudantes universitários, que jogam simultaneamente em um laboratório. Os alunos sentam-se em gabinetes individuais e jogam através de seus avatares, os recursos são representados nos games por pontos coloridos.  Eles fazem “colheitas” de recursos, mas devem fazer dentro de certo tempo para que as mesmas não se esgotem e o jogo acabe. Se forem bem gerenciadas as colheitas os recursos se renovam, quanto mais pontos cada aluno faz mais remuneração recebe, e isto “cria um incentivo para levarem o jogo a sério”, explica Janssen.

Eles dispõem ainda de um curto período de chat para discutirem em conjunto estratégias para aumentarem os recursos de todo, e não permitindo que alguém acumule em excesso e/ou esgotem os recursos, neste período do chat eles podem discutir estratégias e estabelecer multas por excessos.

Pode-se pensar neste modelo extendido a toda economia, os bens comuns.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.