RSS
 

Os reinos de Israel e Judá e a história

26 jul

Conforme assinalamos é um período de desagregação histórica, e a necessidade de agrupar os hebreus e também trazer a mensagem divina é explicada por alguns estudiosos como a criação desta figura histórica Josué, que seria um nome modificado por Moisés para Oséas (em hebraico Yehoshua), conforme narra, entre outros, a historiador bíblico Robert Coote (2010).

Josué era filho de Num, da tribo de Efraim, seu livro é o primeiro rolo dos “Livros dos Profetas” acordo com a tradição judaico-cristã, e será ele o líder da batalha da cidade-fortaleza de Jericó, que ficou eternizada como o famoso “cerco de Jericó”.

Entretanto a chega a Canaã, após o envio de “espiões” para reconhecer o terreno de Canaã, a terra prometida será governada por juízes na tentativa de manter a ordem religiosa e política do povo que estava em processo de fragmentação, entre os principais juízes estavam Jefté, Gedeão, Sansão e Samuel.

Quando Samuel ficou velho, os filhos se “tornaram gananciosos, aceitavam suborno e pervertiam a justiça” (Samuel, 8:3), algo parecido com os dias atuais, as autoridades foram até Samuel e pediram reis como os outros povos.

Samuel num encontro com Saul que saíra para procurar suas jumentas do pai Quis, que era um homem de posses da tribo de Benjamin, ali Samuel tem uma visão divina que aquele era o homem escolhido por Deus.

Saul deveria receber as ordens do profeta, mas revela-se como tendo uma fé imatura e pagã, queria oferecer sacrifícios a Deus para obter ajuda rápida a seus interesses, algo parecido a muitos cristãos de hoje, e apesar de muitas vitórias sobre os inimigos de Israel, é destituído, e em seu lugar é nomeado Davi, que havia lutado contra o gigante filisteu Golias.

A divisão do reino de Israel no período que Davi governou durante muito tempo estava apenas na narrativa bíblica, mas em 2015 o nome Is-bosete (ou Is-baal) foi descoberto numa inscrição por arqueólogos israelenses ( ).

Por muitos séculos, o nome Is-baal foi encontrado exclusivamente na Bíblia. Em 2015, porém, arqueólogos israelenses revelaram ter descoberto uma inscrição com este nome em um artefato da antiguidade pela primeira vez “Eshbaal Ben Beda”.

De inveja de David, Saul tentará mata-lo duas vezes e Davi quando tem a oportunidade não o faz e o perdoa, e Saul acaba se suicidando.

Do relacionamento de David com Betsabé, esposa de Uris que Davi manda para frente de batalha para que morra, nascerá Salomão, que governará com sabedoria seu povo unificado, porém depois aproximadamente no ano de 931 a.C. ocorrerá um novo cisma hebraico.

Este período da história é bastante aproximado do período da ascensão do Império Assírio em 912 a.C., em 612 a.C. começa o declínio deste império e ascensão do Império Persa (550 a.C.).

JNS.org. Jewish and Israel news (16 de junho de 2015). «King David-era inscription pieced together from broken jug», 2015.

 

Comentários estão fechados.