RSS
 

Conflito se amplia e esperança de paz

31 jul

O front de combate se estende por toda região leste da Ucrânia, que afirma avanços, a região da Criméia também sofre ataques, enquanto a Rússia volta a bombardear os portos de estoques de grãos na Ucrânia, o que ameaça a segurança alimentar de vários países.

Putin promete entregar grãos “de graça” a vários países africanos, mas a África do Sul avisa que não é o suficiente, e o Níger teve um golpe de estado apoiado pela Rússia, e o presidente Hohamed Bazoum está preso, enquanto  general Abdourahamane Tchiani assumiu o país, a EU europeia cortou todo apoio dado ao país, tendo a França com interesses em negócios do país.

O grupo Wagner de mercenários da Rússia atuou na região, tendo influenciado as posições do Mali e influenciam atualmente Burquina Faso, o grupo está atualmente na Bielorrússia e aumenta os temores da Polônia que possa causar um conflito na região, ampliando a zona de guerra e atingindo “pontos fracos” da OTAN.

Mali e Burquina Faso estão entre os países mais pobres do mundo e dependem de ajuda externa, tanto para a segurança alimentar como militar, são países predominantemente agrícolas.

A esperança vem da Arábia Saudita que sediará na cidade de Jidá, um encontro para tratar da situação da guerra na Ucrânia, além de Brasil e Índia, que são membros dos Brics, o Reino Unido, a Polônia e África do Sul estão entre países que confirmaram a presença, Egito, Indonésia, México, Chile e Zâmbia estão entre convidados, o secretário de Segurança dos EUA Jake Sullivan deve participar da reunião e Putin não irá.

A reunião é importante porque houve acusações ao grupo da OPEP+, em outubro de 22, dos países produtores de petróleo estarem apoiando a Rússia, entretanto o bloco junto a outros países convidados para a reunião mante uma posição firme de ampliar as conversas de paz.

A reunião para tentar um acordo de paz na Ucrânia, será nos dias 6 e 7 de agosto, enquanto os Brics terão reunião dias 22 a 24 de agosto e a China propõe a inclusão da Arábia Saudita e Indonésia no grupo, enquanto Brasil e Índia resistem a ideia, Putin não deve participar. 

Jidá (Gidá ou Jeddah) (foto) fica a beira do Mar Vermelho, é patrimônio mundial da UNESCO, tem 23 cidades irmãs, entre elas, Rio de Janeiro do Brasil, Odessa da Ucrânia, Cazã e São Peterburgo da Rússia, e sua principal geminação (outro conceito de cidade-irmã) é com Miami dos EUA.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.