RSS
 

As primeiras disputas de Israel

19 out

Então Abrão que era caldeu, da cidade de Ur no  sul da mesopotâmia, sob inspiração divina sob o rio Eufrates e vai até Harã, e depois desce até Canaã, passando por Sodoma, onde se separa do sobrinho Ló, e partindo de lá não deviam olhar atrás, a mulher de Ló olha e se torna uma estátua de sal.

Chegam a Canaã e lá já haviam habitantes (os cananeus), havia a promessa divina de dar-lhe um filho, porém com o consentimento da mulher Sarah (o nome original Sarai foi mudado por Deus), Abrão gera da escrava Agar o filho Ismael, mas depois Sarah também terá o filho Isaac.

Deus lhe pede o filho em sacrifício, mas quando está pronto para realizar, um anjo lhe aparece e pede que sacrifique no lugar um cordeiro, e depois lhe promete uma infinita descendência e passa a chamado de Abraão.

O local deste sacrifício é hoje uma mesquita, porém há um acordo entre muçulmanos, cristãos e judeus para poderem frequentar o lugar, hoje chamado Domo da Rocha (foto).

A questão familiar era importante na época, afinal Abrão era para ser o patriarca do povo escolhido por Deus, então queria uma mulher de sua linhagem e não uma cananéia, encontrou Rebeca, filha de Betuel, irmã de Labão, este de um ramo da família de Abrão que permaneceu em Harã.

Novo drama, Rebeca tem dificuldade de ter filhos, mas acaba tendo gêmeos, Esaú e Jacó, este nasce depois e perderia o direito a primogenitura, não fosse um truque feio junto da mãe de preparar uma ceia ao gosto de Isaac que estava quase cego, e vestir o filho com peles porque o irmão nascido minutos antes, portanto mais velho, era mais peludo, e Isaac abençoa Jacó.

Mas Jacó sabe que precisa da benção de Deus, então indo ao encontro do irmão, numa noite luta com um anjo para conseguir a benção divina, depois disso será chamado Israel, o sufixo el na bíblia significa Deus, então aquele que lutou com Deus, na verdade, com um ano Gabriel, “fortaleza de Deus” ou Miguel, que significa “ninguém como Deus”, chefe dos “exércitos”.

Jacó terá como filhos aqueles que darão nome as doze tribos de Israel (veja tópico anterior) e José, vendido como escravo aos egípcios, tendo dons de revelação, revela ao rei egípcio, o que significava os sonhos dele com “vacas gordas e vacas magras”, que viria um tempo de escassez e recebe um cargo do faraó exatamente de cuidar das dispensas do reino.

Os irmãos que o venderam, então saem de Canaã e vão até o Egito, onde José depois de expressar seu descontentamento (um grito foi ouvido em todo palácio), acolhe os irmãos, então Israel deixa de ter as terras e outros povos ocupam o lugar.

Porém o faraó seguinte, aparentemente Sethi não é amigo dos judeus e quer que todos os recém-nascidos sejam mortos, porém a mãe de Moisés, Joquebede, um recém-nascido o joga num cesto no Rio Nilo e ele é acolhido por uma princesa e ela o leva ao reinado em seu cuidado.

Moisés é treinado como um nobre, mas deseja libertar seu povo que vive como escravo, e em certo evento místico, chamado da “sarça ardente” Deus lhe revela o destino e pede para comandar seu povo de volta a Canaã, após várias batalhas o reino de Israel é revivido, mas dividido com Judá ao Sul, são nomeados juízes, governantes que eram chamados por Deus.

Este é o único e verdadeiro período teocrático da Bíblia, os juízes eram nomeados por inspiração divina, alguns eram pessoas simples, como o Gideão (lenhador) e Debora, foram 14 juízes, mas o povo depois pediu reis “como os outros povos” e eles dependiam dos profetas.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.