RSS
 

O problema da água

22 nov

Uma das graves diferenças entre os países desenvolvidos os em desenvolvimento é a grave crise mundial dos recursos hídricos ela tem uma correlação direta com as desigualdades sociais.

Em regiões onde a situação de falta d´água estão em índices críticos, como alguns países árabes e até mesmo da américa latina e principalmente no continente africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros cúbicos/dia, ou de quinze litros/pessoa pode parecer exagerada, mas deve-se considerar banhos e lavagem de utensílios e roupas.

Só para efeito de comparação em Nova York há um consumo de água doce trata e potável de dois mil litros/dia por pessoa, claro que é um exagero, lava-se roupas e utensílios com água potável.

Segundo a Unicef menos da metade da população mundial tem acesso à água potável, a irrigação corresponde a 73% do consumo de água e 21% vai para a indústria, apenas 6% é para o consumo doméstico enquanto um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não tem acesso a água tratada.

Na America Latina onde o problema de uso dos recursos hídricos é tratado, há uma grande negligencia com o saneamento básico em regiões carentes. 

Um bilhão e 800 milhões de pessoas não contam com serviços adequados de saneamento básico e assim tem a constatação que dez milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças intestinais transmitidas pela água, um recurso básico para a vida a água é negligenciado.

Dar de beber a quem tem sede não é uma frase de efeito, é uma necessidade vital.

 

Comentários estão fechados.