RSS
 

Tecnologia LED tendência ecológica

24 set

As novidades no mundo da tecnologia também incorporam conceito ecológico e muitas vezes acabam se refletindo no mercado como a substituição de TVs e monitores de LCD (Liquid Crystal Display) e Plasma, pela de LED (Light Emitting Diodes).

A principal diferença entre estas tecnologias está na lâmpada que é usada para dar luz aos pontos da tela; no LCD é preciso uma lâmpada maior em toda extensão do painel chamada de Backlight enquanto nas telas de LED, existem milhares de micro lâmpadas independentes (LED’s) fazem o trabalho, o que possibilita a construção de TVs e Monitores mais finos e elegantes.

Muitos modelos foram expostos em feiras mundiais (blog Luz & Desig).

Além disto elas possibilitam um design mais interessante que os modelos de LCD, os aparelhos de LED chamam a atenção do consumidor pela fina espessura que o painel possui, chegando a ter de 3 a 5 centímetros, dependendo do tamanho do televisor.

No aspecto ecológico, a tecnologia LED proporciona ainda economia de até 40% no consumo de energia elétrica e os televisores são fabricados com materiais que não agridem o meio ambiente, pois não contêm chumbo, mercúrio nem COV (compostos orgânicos voláteis).

Também já começam aparecer no mercado as lâmpadas de LED, a GE e a Philips já anunciaram a venda, também no mercado nacional, se pensada em larga escala no uso destas lâmpadas em espaços públicos, além da durabilidade, a economia pode ser multiplicada e consequentemente a economia e custo podem ficar reduzidos.

Segundo a Philips em 2015 terá 50% da iluminação pública do mundo em 2015 feita por diodos emissores de luz, este número aumentará drasticamente até atingir 75% em 2020.

Mas é importante que OLED (Diodo Orgânico Emissor de Luz) e LED são tecnologias distintas. Apenas um fabricante até o momento arriscou lançar no mercado um pequeno aparelho de 11″ que tem espessura de apenas 3mm e com um preço bastante caro.

Na linha LED existem ainda as lâmpadas Dicróicas com formatos extremamente compactos e são ideais para o uso em luminárias sendo feitas em design diferenciados e tamanhos reduzidos.

As fitas LEDs já são um outro exemplo de como a tecnologia poderá gerar novos e interessantíssimos produtos, inclusive para construir detalhes como: sancas, rodapés e diversas outras formas de decoração sendo prática e elegante.

A empresa italiana, por exemplo, diversos designs mostrados na Euro-Luce, de Milão ou na Light & Building de Frankfurt com conceitos totalmente novos de luminárias derivadas dos LEDs.

A praia de Ipanema no Rio de Janeiro, terá a partir de dezembro um relógio futurista também usando LEDs, desenhado por Hans Donner, o Trimension, como é  chamado, foi criado na década de 1980 e mostra as horas de forma orgânica, a partir do contraste entre luz e sombras, com cores, que lembram a passagem do dia para a noite, a versão atual usará lâmpadas de LED de alta resolução, e pode também mostrar imagens, como paisagens do Rio de Janeiro, o clima ou pessoas.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.