RSS
 

Dia Mundial sem carro

23 Sep

Você já pensou quantas horas fica parado no trânsito e o quanto isto rouba sua qualidade de vida ? Eu não, mas ontem pareipara pensar, pois fui alertado por um amigo sobre o dia mundial sem carro, e entre no novo blog da Mobilidade de SP.

Fui alertado ontem depois de usar meu carro que era o dia mundial sem carro, aliás de 16 a 22 de setembro era a semana mundial da Mobilidade: para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Os números são contundentes, com um trânsito totalmente poluído, todos respiram gases nocivos que causam inúmeras doenças respiratórias e cardiovasculares, além de tumores e abortos. Segundo estudos da Faculdade de Medicina da USP apontam que morrem na cidade, em média, 12 pessoas por dia devido à poluição, se considerarmos os acidentes os números crescem: dos acidentes de trânsito, morrem cerca de 4 pessoas por dia na cidade de SP: 44% pedestres, 18% motociclistas, 9% passageiros ou motoristas de autos e 3% ciclistas.

Li no site números impressionantes: 800 novos carros entram por dia no trânsito, segundo o próprio Detran a frota de onibus tem diminuído (por exemplo,  de 41.876  em jan/2-09 para 41.628 jun/2009.

O histórico é animador, segundo o blog a história do Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Em 2002 foi Organizada a Semana Européia da Mobilidade, lançado pela mesma comissão do Dia Europeu sem Carro.

No Brasil a iniciativa começou em 2001, com  11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Enquanto em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, eu atesto que algo funcionou porque fui da minha casa até meu trabalho no tempo record de 20 minutos, o mínimo que gasto é meia hora.

Fui concientizado fazendo o que era errado, mas consegui ver o resultado.  Fiquei pensando é o contrário de uma paralização, pois cria uma “mobilidade” e conscientiza também quem usufrui da atitude corajosa dos outros.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.