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Discussão de privacidade invade as redes

17 May

Google e Facebook foram para o paredão (não gosto do BBB, mas é boa a metáfora).

Enquanto a Google admite no seu blog postado na sexta-feira que seus carros capturaram mais coisas do que imagens nos  Estados Unidos, Alemanha, França, Brasil e Hong Kong, se colocou a disposição para reparar os erros e para ajudar a eliminar os dados. “Temos recolhido erroneamente amostras de dados por redes abertas (ou seja, não protegidas por senha) Wi-Fi”, afirmou Alan Eustace, vice-presidente de Engenharia e Pesquisa do Google, no blog.

A revelação é surpreendente porque era o que temiam muitas pessoas ao verem os carros da Google capturando “cenas” das cidade, e eles de fato recolhiam dados pessoais enviados por redes sem fio desprotegidas por senhas.

Isto vem em um momento de no qual muitos órgãos reguladores questionam como os sites lidam com informações privativas, quatro senadores dos Estados Unidos enviaram uma carta preocupados com a rede social Facebook que teve recentemente mudanças de serviços.  A notícia da agência Reuters está no site NewsDaily.

Uma campanha lançada no site QuitFacebookDay,  marcou para dia 31 de maio o “Dia de deixar o Facebook” e convida os usuários a assinarem a lista  se comprometendo a deletar o seu perfil, 1,7 mil pessoas já assinaram mais ainda é uma pequena parte do universo de usuários do site, que conta com 400 milhões de perfis.

“O Facebook dá a você chances de gerenciar seus dados, mas não são escolhas justas e enquanto o ônus de gerenciá-las é dos indivíduos, o Facebook torna muito difícil a um usuário médio entendê-las ou manuseá-las”, diz um texto no site.

Algo muito positivo é a discussão ética e da privacidade, a rede tornará aos poucos um imperativo para o bom funcionamento dela, e isto é bom, isto pode ser visto num diagrama conhecido como convergencia tecnológica.

 

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  1. Fabiano Gravena

    Monday May 17th, 2010 at 01:07 PM

    Não só o Facebook, mas todos não proporcionam privacidade, é ilusão achar que sim. Essa “briga”, ´tem apenas um significado, mantê-los em evidência no mercado disputado tecnológico. Para quem não sabe quem manda em tudo isso é a Google, que quer divulgar cada vez mais seu nome. É apenas uma forma de promover seus serviços.

     
  2. Fabiano Gravena

    Monday May 17th, 2010 at 01:07 PM

    Não só o Facebook, mas todos não proporcionam privacidade, é ilusão achar que sim. Essa “briga”, ´tem apenas um significado, mantê-los em evidência no mercado disputado tecnológico. Para quem não sabe quem manda em tudo isso é a Google, que quer divulgar cada vez mais seu nome. É apenas uma forma de promover seus serviços.

     
  3. Denise de A. Silva

    Wednesday May 26th, 2010 at 02:49 PM

    Muitas vezes acho que até estão nos ouvindo. Cada vez mais os banners e propagandas que aparecem no gmail ou no facebook estão direcionadas para alguma expressão que usei em algum site de busca.
    Complicada também foi a situação do gmail, que já foi solucionada, mas que por meio do buzz acabou expondo e-mails e colocando as pessoas em situação constragedora

     
  4. Denise de A. Silva

    Wednesday May 26th, 2010 at 02:49 PM

    Muitas vezes acho que até estão nos ouvindo. Cada vez mais os banners e propagandas que aparecem no gmail ou no facebook estão direcionadas para alguma expressão que usei em algum site de busca.
    Complicada também foi a situação do gmail, que já foi solucionada, mas que por meio do buzz acabou expondo e-mails e colocando as pessoas em situação constragedora