RSS
 

Emoções e sensações detectadas por computador

25 nov

Pesquisadores da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) e da Universidad de Granada (UGR) desenvolveram um novo sistema informático que permite que uma máquina para reconhecer automaticamente o estado emocional de uma pessoa que se comunica oralmente com a máquina. (OIC/UC3M) (OIC/UC3M)

The system created by these researchers can be used to automatically adapt the dialogue to the user’s situation, so that the machine’s response is adequate to the person’s emotional state. O sistema criado por esses pesquisadores pode ser usado para se adaptar automaticamente o diálogo com a situação do usuário, de modo que a resposta da máquina é adequada para o estado emocional da pessoa.

David Grill do Departamento de Ciência e Informática da UC3M, afirmou: “Graças a este novo desenvolvimento, a máquina será capaz de determinar como o usuário sente (emoções) e como a pessoa pretende continuar o diálogo (as intenções)”, conforme o portal da Universidade Carlos III de Madrid.

Para realizar os estudos sobre o estado emocional de uma pessoa, eles se concentraram nas emoções negativas que podem tornar a fala com um sistema automático problemática, considerando, por exemplo, estar com tédio, raiva ou dúvida.  A detecção automática destas informações de sentimentos, referem-se ao tom da voz, a velocidade da fala, a duração das pausas, a energia do sinal de voz e assim por diante, foram usados pelos pesquisadores até um total de sessenta parâmetros acústicos diferentes.

O estudo conta além do professor, com os professores: Zoraida Callejas Carrión e Ramón López-Cózar Delgado, da Universidade de Granada.

Os primeiros resultados foram publicados no EURASIP Journal on Advances in Signal Processing, 2011, pp. 1-23.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.