RSS
 

Formatando e facilitando a leitura de ebooks

26 Nov

Diversas ferramentas e formatadores de ebooks podem melhorar o conforto de leitura e facilitar a organização dos documentos no seu computador, tablet ou repositório.

ICE Book Reader é um aplicativo para leitura de livros digitais, mas que inclui conversores de formatos de livro, MP3, livros vídeo / DVD, criador de slideshow com suporte nativo para txt, rtf, html, xml, EPOC livros (TCR), MS Docs, Palm books,  Microsoft Reader e toda versões de Fictionbook (.FB2 e XML). Pode ser ainda diretamente: zip, rar, arj, lzh e HA.

Ele tem 5 modos de leitura, deslocamento automático suave, page-down suave, rolagem automática, navegação manual e “modo de visualização livro”, além de possuir modos gráficos de renderização de texto que permite a visualização rápida de qualquer tamanho a partir de 16 a 128 GB.

Falando em formato gráfico, é possível ajustar as propriedades de fonte: tamanho, cor, atributos, tipo de letra (negrito, itálico …), espaços entrelinhas, espaços de parágrafo.  Como resultado, o texto visível fica muito denso, sem distorções visíveis.

O Book Reader Professional ICE “lembra” a última posição em cada arquivo leitura, como marcadores automáticos que podem ser em qualquer número.

Há um grande número de ferramentas, uma delas é o Mobipocket Reader Desktop, com uma interface intuitiva e anotações possíveis de procurar em dicionário se configurado, suporta html, txt e pdf; mas lê todos os formatos em sincronia com BlackBerry ou PDA.

Outro software é o Calibre, este mais adaptado a bibliotecas, por suporta com facilidade os formatos populares ePUB, PDF e MOBI, é um aplicativo open source de e-books que suporta conversões de arquivos que sejam extensos, e podem ser configurados para sites e feeds RSS convertendo-os em formato compatível.

Algumas outras ferramentas com limitações, mas interessantes em ambientes, por exemplo, para organizar sua EbookReader (da Sony)  biblioteca digital pois manipula fisicamente os arquivos, YBook é um software para proporcional sua experiência de “papel” em ebooks, o TextReader tem características interessantes para abrir arquivos zip e é usada no projeto pioneiro Gutenberg e muitos outros (GrabMyBooks que é complemento do Firefox, ePubr para Android, Cocoon para Apache, etc.)

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.