RSS
 

WebOS será liberado

12 Dec

Ainda que não haja nenhum novo hardware rodando o webOS, apenas o fora de linha TouchPad da HP que anunciou mais uma vez uma “última produção” pela bagatela de U$99, a liberação do código pode influir no mercado.

A comunidade open source que irá efetivamente continuar a desenvolver e suportar o sistema operacional, que foi desenvolvido a partir do kernel do Linux, é uma forte razão para seu desenvolvimento na comunidade free.
Após um início e anúncio em junho e parada em agosto de venda do seu tablet TouchPad, foi anunciada uma liquidação e nova  parada de fabricação em agosto, novo lote no final do ano, agora mais um lote final e liberação do código fonte.
O sistema operacional havia sido comprado da Palm em junho de 2010 pela quantia de U$ 1,2 bilhão, mas como a venda dos seus tablets havia encalhada, em apenas 3 meses foi decidido parar a produção e assim o webOS não tinha motivos para continuar em desenvolvimento, na linha de desenvolvimento que hoje é sempre um “eterno beta”.
A empresa afirmou que “Ao combinar a inovação da plataforma webOS com o poder de desenvolvimento da comunidade open-source, enxergamos possibilidades para melhorar significativamente aplicações e serviços web para a próxima geração de dispositivos”, demonstrando que não é realmente uma estratégia da empresa.
A empresa lançou no final do mês passado uma plataforma de jogos, conforme anuncia o site Wild Games , tendo inicialmente mais de 150 jogos, das produtoras a Atari,  Blizzard, Capcom, THQ e outras. Pode alugar e experimentar os jogos duas vezes antes de comprar (cada sessão válida por 24 horas).

WebOS open source, tablets baratos como o chinêsNovo 7 e o indiano Aakash parecem anunciar novas perspectivas para o mercado free.

 
 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. marcio paulo soares

    Tuesday March 2nd, 2010 at 03:05 PM

    Interessante

     
  2. Klaus Brüschke

    Friday March 5th, 2010 at 09:28 PM

    Marcos Mucheroni deu-me o empurrão decisivo para que eu “imigrasse” na Web 2.0, e por isso sou-lhe deveras grato.
    Como editor, vejo as redes sociais como uma grandíssima oportunidade de circulação das informações, dos saberes, das notícias, das inspirações, que se retroalimentam mutuamente, potencializando-se.
    The point, however, são os conteúdos – a noosfera da epígrafe desse blog – que somente o espírito humano é capaz de gerar. E também o desafio da “leitura empática”, aprendizado sempre por fazer.