RSS
 

2011: Mudanças políticas em curso e a tecnologia

30 dez

Os avanços da tecnologia, a chegada definitiva dos mais diversos modelos de tablets, a morte de Stevie Jobs, mas também de Dennis Ritchie (criador da linguagem C e desenvolvedor do Unix que depois daria origem ao Linux) e do pai da Inteligência Artificial e criador da linguagem Lisp, John McCarthy que criou o termo no Dartmouth College, nos EUA.

Outro fato importante em 2011, foram as mudanças nos países árabes, alguns que já alcançaram uma mudança como Egito, Tunísia e Líbia, outras em processos pacíficos em curso como Yemen e Libéria, e muitas vivendo processos dramáticos como Síria, Bahrein, Líbano, Eritréia, países com protestos menores como Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental.  Outras terão um processo lento de longo prazo: Iraque, Irã, Oman, Djibuti e Quatar.  Isto sem falar o processo sempre conturbado da Palestina, que este ano conseguiu seu reconhecimento na ONU.

Não se pode esquecer a crise européia, os protestos dos “indignados” e um novo estilo de protesto, o “ocupe” sua cidades.

O uso de tecnologia esteve presente em todas estes processos, blogs, twitter, denúncia usando sistemas de vídeos acompanham estes processos.

Mas o processo que queremos chamar a atenção que é mais preocupante é a tentativa de intimidar e censurar as novas mídias, o processo denominado SOPA termina o ano com fortes embates (pacíficos) e polariza a opinião nas novas mídias, o site GizModo dá uma lista de empresas que apoiam a lei e diz talvez você “queira entrar em contato com elas”, é a primeira vez na história que empresas são diretamente vinculadas a interesses de leis que contrariam os interesses de liberdade da maioria da população.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.