RSS
 

Filosofia e um filósofo brasileiro

04 Jan

Em período de férias e viajando para o exterior, preparei alguns post de filosofia e leituras pessoais sobre temas que considero importante.

Peço desculpas aos meus leitores que estão concentrados (percebo pelos acessos) fortemente na área de tecnologia, porém ao retornar no final do mês retomo a análise de tendências do mercado de TI, aplicativos, os desenvolvimentos com impactos em Ciências da Informação e Ciências da Computação, enfim os posts que meus leitores estão mais acostumados.

Terei como guia para as postagens um autor nacional pouco conhecido, mas que já tem uma página no Wikipedia e tornou-se parte fundamental de minhas leituras: Mario Ferreira dos Santos (Tietê, 3 de janeiro de 1906 e 11 de abril de 1968).

Parte de uma tese fundamental que “alguma coisa há, e o nada absoluto não há”, que é diferente de uma das teses fundamentais da filosofia ocidental que é “o ser é, e o não ser não é”, chamou sua filosofia de “concreta”, mas usando um termo seu prefiro chamá-la de “filosofia do positivo” que significa um  olhar o positivo sobre os filósofos.

Não conheço sua obra completa que é extensa,mas me fundamentei em duas obras Noologia (de 1961, não sei porque não consta de sua bibliografia oficial), Filosofia e Cosmovisão (Editora Logos, 1955), O Homem perante o Infinito (Teologia, Editora Logos, 1955) e As filosofias da afirmação e da negação (Editora Logos, 1959). .

Claro, haverão referências a muitos outros autores.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.