RSS
 

Redes, práticas associativas e um exemplo

17 Jan

Após contato com Breno Augusto Fontes, recebi o livro recém-lançado “Redes, Práticas Associativas e Poder  local”, onde ele conceitua apoiado em outros autores que as associações voluntárias são “resultado de uma redes articulada de autores sociais, como afirma Melucci  (1996:116) produzem solidariedade” … e depois desenvolve explicando que elas produzem “estruturações de sociabilidade particulares” e muito ricas.

Alberto Melucci discute em seu livro “Challenge codes: collective actions in the information age” (Cambridge University Press, 1996) como as ações coletivas podem estar em mudança na chamada “idade da informação”, afirmou no seu livro” A Invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas” a importância das diferenças para que a sociedade seja: “capaz de captar o impulso dos movimentos,através dos sistemas políticos de representação e tomada de decisão, pode fazer com que a complexidade e a diferença não sejam violentadas”. Os processos políticos que querem limitar a ação de redes, limitam também o impulso de movimentos sociais justos.

O livro faz um estudo de caso na comunidade Chão de Estrelas de Recife  (com comunidades humildes como a foto ao lado) onde se encontram um número expressivo de organizações comunitárias: “horta comunitária, posto de saúde, grupo de dança, de cultura popular, ecológicos, etc.” e segundo o autor estas organizações “são relativamente bem conhecida de seus moradores”.

A análise da organização em rede desta comunidade, que é o capítulo 1 do livro, é concluída como tendo suas “redes, egocentradas e práticas associativas da comunidade” o que permitiu o trabalho “realizar uma abordagem bastante original dos processos de participação em associações voluntárias” conforme diz com autor com evidentes “lacunas a preencher”.

O exemplo prático é importante porque credencia o livro a discutir o tema proposto além das redes (que nos interessam particularmente), as práticas associativas e os poderes locais.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Abraão Antunes-Silva

    Tuesday January 17th, 2012 at 01:31 PM

    Interessante profº, quero ter acesso a esse livro quando possível! Tenho cá algumas coisas sobre rede também, qualquer dia posso as compartilhar contigo.

    Abs, um ótimo 2012!

     
  2. Abraão Antunes-Silva

    Tuesday January 17th, 2012 at 01:31 PM

    Interessante profº, quero ter acesso a esse livro quando possível! Tenho cá algumas coisas sobre rede também, qualquer dia posso as compartilhar contigo.

    Abs, um ótimo 2012!