RSS
 

Sistema de visão agora consegue enxergar algo

17 jun

Estes resultados sobre mudanças na cegueira, com auxílio de computador, foram apresentados pela primeira vez no Journal of Vision, e conforme notícia do BBC News do dia 11 de junho passado.

“Esta é uma das primeiras aplicações de inteligência computacional para auxiliar o estudo da inteligência no sistema visual humano”, disse o autor Peter McOwan, professor na Queen Mary, da University of London. “Com a matemática biologicamente inspirada temos desenvolvido e testado o que poderá ter utilizações futuras em criar sistemas de visão por computador, tais como robôs detectarem elementos interessantes no seu ambiente visual” afirmou o professor.

Para este estudo, os participantes foram convidados a notar as diferenças entre as alterações pré-e pós-mudança versões de uma série de fotos, nas fotos haviam elementos removidos, cores alteradas ou alguma propriedade na localização dos objetos, como um nível de saliência ou realce.

Os experimentos confirmaram que uma mudança na cegueira pode ser prevista usando este modelo, como os testes para a adição ou remoção de um objeto numa cena que são detectadas mais facilmente do que as mudanças na cor do objeto, um resultado que surpreendeu os cientistas. “Esperávamos uma mudança de cor ser muito mais fácil de detectar, uma vez que a cor desempenha um papel tão importante em nossas vidas do dia-a-dia e percepção visual”, disse o pesquisador Milan Verma do Queen Mary.

“Vivemos em um mundo no qual estamos imersos em informação visual”, explicou Verma. “O resultado é um enorme fardo cognitivo e que podem prejudicar nossa capacidade de completar uma dada tarefa. Este estudo é um passo importante para a compreensão de como a informação visual é processada e como nós podemos otimizar a apresentação da mostra visual” completou o pesquisador.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.