RSS
 

Empresa chinesa quer barrar iPads

16 Feb

As empresas que querem para ter seus direitos defendidos, as vezes justos, noutras vezes elas próprias tem pés de barro, pois usaram outrops direitos e serviços de terceiros, de pesquisadores, de anônimos além dos próprios para obter o produto.
Agora a empresa chinesa Proview Technology (Shenzhen) está movendo as aduanas chinesas para impedir os embarques de iPads da Apple para dentro e para fora da China, e mesmo que ainda não tenham este pedido, o advogado Xie Xianghui à Asian Legal Business, disse em uma publicação da Thomson Reuters que iniciou a batalha legal.

O impasse legal entre a Apple e a Shenzhen sobre o iPad é devido aos direitos desta marca, mas a gigante da maçã alega que os direitos foram comprados “há anos”, conforme informou um porta-voz do tablet mais vendido no mundo: “Compramos os direitos em 10 países diferentes”.

Este é dos desafios legais que as multinacionais estrangeiras que operam na China vão enfrentar, onde já houve caso semelhante no ano passado, quando a Apple perdeu uma ação para esta empresa num tribunal no sul da China, e teve que aceitar que a Proview já tinha antes a marca iPad. Mas a Apple recorreu da decisão a sentença final sairá em 29 de fevereiro, sendo a última no processo legal chinês.

A batalha apenas começou a nosso ver, é difícil defender direitos com quem não os cumpre, e mais difícil num mundo de compartilhamento e colaboração, onde os direitos deveriam ser mais flexíveis e contemplarem um mundo mais solidário.

É preciso um direito que contemple o compartilhamento e a colaboração.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.