RSS
 

Grandes Dados e grandes impactos

20 fev

É o que diz um relatório do Forum Econômico Mundial, o crescimento número de dados que podem influenciar decisões e controlar ou mesmo acelerar grandes impactos, é uma história recente e que já é estratégica para governos e empresas. Diversas organizações como o Instituto McKinsey, a Revista Nature e o Grupo Kimball, entre outros, destacam a importância estratégica do assunto.

Mas o que é um “Big Data”, ou Grandes Dados, o termo surgido no marketing, é uma abreviação para avançar tendências tecnológica que abrem a porta para uma nova abordagem e compreensão de como trabalhar dados que cresce 50% ao ano, relativos a tomadas de decisão estratégicas, segundo estimativas do IDC, uma empresas de pesquisa em tecnologia.

Não é mais o paradigmas de fluxo de dados, mas de dados inteiramente novos, por exemplo, existem inúmeros sensores digitais em todo o mundo em equipamentos industriais, automóveis, sensores elétricos e isto não significam dados acumulados, mas completamente modificados em períodos de tempo.  Problemas de vibração, temperatura, umidade, mudanças químicas no ar que afetam estes sensores não fazem sentido em tempos anteriores, quando se trata de verificar os efeitos num veículos, por exemplo.

Outro exemplo, são dados governamentais, que estão migrando para a Web.O governo americano por exemplo, em 2009, divulgou ainda mais seus dados no site Data.gov, onde há todo tipo de dado governamental acessível ao público.

Os dados são não apenas se tornando mais disponíveis, mas também mais “tratáveis” por computadores. A maior parte do aumento de Grandes Dados, são dados de natureza diversas, como coisas escritas em palavras, imagens e vídeos na Web, mas serão os fluxos de dados de sensores que mais poderão mudar a natureza destes dados. Estão disponíveis nas “nuvens” e poristo são chamados de dados não estruturados, ou semi-estruturados e poristo não serão combustível para bancos de dados tradicionais.

Assim serão as ferramentas computacionais para o conhecimento, recolhendo e insights de vastos acervos era da Internet de dados, as que estão ganhando rapidamente terreno nos não estruturados, incluindo técnicas de inteligencia artificial, reconhecimento de padrões, processamento e aprendizagem por computador.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.